Sul de Minas e Triângulo Mineiro poderão ter 5 novas rotas de trens

Lei regulamentada nesta terça (8/6) pelo governador Romeu Zema (Novo) prevê investimentos de R$ 27 bilhões no transporte ferroviário em Minas (foto: Marcos Michelin/EM)
Lei regulamentada nesta terça (8/6) pelo governador Romeu Zema (Novo) prevê investimentos de R$ 27 bilhões no transporte ferroviário em Minas (foto: Marcos Michelin/EM)

Estado de Minas – A nova lei de incentivo ferroviário de Minas Gerais deve criar ao menos três rotas turísticas e duas linhas de cargas em cidades do Sul de Minas e Triângulo Mineiro. A assinatura do decreto que regulamenta o projeto foi feita nesta terça-feira (8/6), em Belo Horizonte, pelo governador Romeu Zema (Novo).

Com a proposta, empresas privadas poderão assumir a gestão de trechos para tentar reativar mais de 1.500km de malha ferroviária desativada ou abandonada no Estado.

No total, o governo mapeou 19 áreas que podem ser de interesse da iniciativa privada.

No Sul de Minas seriam concedidas as seguintes linhas:
Jacutinga (turismo)
São Sebastião do Rio Verde – Passa Quatro (turismo)
Lavras – Três Corações – Varginha (turismo)
Varginha – Três Corações – Passa Quatro (cargas)
Já no Triângulo, a rota de cargas entre Uberlândia – Ituiutaba – Chaveslândia (Santa Vitória) é a mais viável de ser viabilizada, segundo o governo.

“O modal ferroviário é fundamental para que uma infraestrutura adequada atenda ao setor produtivo. Este é um modelo de negócio que já se provou em outros países que é viável”, afirma o governador.

Rede ferroviária de Minas
A malha ferroviária mineira, considerada a maior do país, tem hoje 5 mil quilômetros, ou 16,3% de toda a via nacional.

Os investimentos das concessionárias podem totalizar R$ 26,7 bilhões em obras de construção de ferrovias, material rodante e instalações fixas nos 19 projetos pré-definidos, divididos em transporte de cargas e de passageiros.

A estimativa é de geração de 373 mil empregos, divididos em 106 mil vagas diretamente relacionadas às obras de construção e operação e 267 mil empregos que devem ser criados em outros setores da economia para atender a nova demanda promovida pela expansão das ferrovias.

Também são previstos R$ 2,8 bilhões em arrecadação de impostos indiretos e o crescimento de 3,05% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Trem de Belo Horizonte para Ouro Preto
Além das propostas de rotas turísticas e de escoamento de cargas, o projeto de incentivo também prevê um trem regional saindo de Belo Horizonte e seguindo por Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito e chegando em Ouro Preto.

Um segundo trecho sairia de Mariana com destino a Além Paraíba.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/06/08/interna_gerais,1274672/sul-de-minas-e-triangulo-mineiro-poderao-ter-5-novas-rotas-de-trens.shtml

2 Comentários

  1. O mais incrível é pensar que todas essas localidades do meu estado de Minas, já foram um dia ligadas por um caminho de ferro, “Que ligava Minas ao porto, ao mar
    Caminho de ferro mandaram arrancar” (Ponta de Areia – Milton Nascimento) para dar lugar a uma horrorosa rodovia. Começou com Washington Luis e continuou com o grande culpado que foi JK com seu governo de incentivo ao automóvel e destruição das ferrovias.

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