Emanuel Pinheiro defende legado de Vicente Vuolo e critica escolha do nome da ferrovia estadual

Prefeito acusa governador pela troca do nome [Foto – Davi Valle]
Prefeito acusa governador pela troca do nome [Foto – Davi Valle]

O Documento (MT) – O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), criticou na manhã desta terça-feira (21), durante evento na Praça Alencastro, a mudança de nome da primeira ferrovia estadual, conforme anunciado pelo governador Mauro Mendes (DEM). A ferrovia, que se chamaria Vicente Vuolo, agora terá o nome do empresário Olacyr de Moraes.
“Nós temos que dar um basta nessa agressão a nossa história. Essa insensibilidade de migrantes que vieram para cá, foram recebidos de braços abertos por todos os cuiabanos, um povo hospitaleiro, que recebe os migrantes como se estivessem em casa. Assim recebemos inúmeros migrantes, inclusive o governador do Estado. E agora um tapa na cara da sociedade cuiabana, da cuiabania, da história de Mato Grosso que não começou agora, depois que eles vieram para cá”, disse Pinheiro.

Conforme o prefeito, “não vamos aceitar esse desrespeito com a cuiabania, com a alma cuiabana, com a história da cuiabania e mato-grossense. Quem é o governador do Estado para questionar a liderança de Vicente Vuolo. Quando ele era menino andando nas ruas de Anápolis, Vicente Vuolo já fazia história aqui em Cuiabá. Antes dele nascer, Vicente Vuolo foi um dos prefeitos eleitos mais jovem de Cuiabá, aos 32 anos de idade”.

“Tinha sido deputado estadual, foi deputado federal, foi senador da República. Uma biografia extraordinária. Quando ele era menino de bermuda andando nas ruas de Anápolis, Vuolo levantava a bandeira de forma visionária e sonhava com a ferrovia para o nosso Estado”.

Para Emanuel Pinheiro, “o governador trai a história de Cuiabá, uma covardia e nós temos que reagir. A cuiabania tem que reagir, sair do seu estado de certo conforto para reagir e exigir respeito à nossa história, a nossa tradição, à nossa memória, nossos valores. Basta! Quem ele está pensando que é”, questionou o chefe do Executivo cuiabano.

“Independentemente de quem foi Olacir de Moraes, um grande empresário, um grande produtor, teve um grande papel na história da iniciativa privada deste País, não tiro o seu legado, a sua história, mas não chega aos pés de Vicente Emílio Vuolo como visionário. Ele, sim, foi o verdadeiro pai da ferrovia em nosso Estado, reconhecido por todos, cuiabanos e migrantes”, completou.

Fonte: https://odocumento.com.br/emanuel-pinheiro-defende-legado-de-vicente-vuolo-e-critica-escolha-do-nome-da-ferrovia-estadual/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0