CNN Brasil – Em apenas 20 dias, o governo federal anunciou ter recebido o dobro de pedidos do que o esperado para construção e operação de ferrovias pela iniciativa privada.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, eram esperados sete pedidos, que chegaram a 14 nesta quinta-feira (23).
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Ainda de acordo com o ministro, o projeto inicial pretendia arrecadar R$ 30 bilhões em investimentos. Até o momento, são R$ 80 bilhões levantados.
Os pedidos sobre as ferrovias cresceram após o Planalto ter lançado no começo deste mês o programa Pró-Trilhos, no que o governo tem chamado de “Setembro Ferroviário”.
O programa foi criado para alavancar as concessões ferroviárias no país pela iniciativa privada por meio da “autorização” do serviço — e não mais exclusivamente via “licitação”.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, serão mais de 5,3 mil quilômetros de trilhos distribuídos pelo Brasil, com projetos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Os requerimentos já estão sendo avaliados pelo ministério, responsável final por emitir as autorizações.
O modelo de parceria será semelhante ao que já existe na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.
O governo também aposta no programa Pró-Trilhos como gerador de empregos. “Fico feliz porque pais de família terão emprego, porque isso mexe com toda a cadeia”, afirmou Tarcísio durante o lançamento da MP do Pró-Trilhos no começo do mês.
Até 2030, o governo espera fazer com que as ferrovias somem 40% da matriz de transporte no Brasil.
Veja abaixo a lista de projetos de novas ferrovias já em análise:
- Açailândia/MA – Alcântara/MA: 520 km de extensão, investimento de R$ 6,5 bilhões
- Água Boa/MT – Lucas do Rio Verde/MT: 557 km de extensão, investimento de R$ 6,4 bilhões
- Barra de São Francisco/ES – Brasília/DF: 1.108 km de extensão
- Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR: 166 km de extensão, investimento de R$ 6,25 bilhões
- Cascavel/PR – Capecó/SC: 286 km de extensão
- Estreito/MA – Balsas/MA: 245 km de extensão, investimento de R$ 2,8 bilhões
- Guarapuava/PR – Paranaguá/PR: 405 km de extensão, investimento de R$ 15,2 bilhões
- Maracaju/MS – Dourados/MS: 76 km de extensão, investimento de R$ 2,85 bilhões
- Presidente Kennedy/ES – Conceição do Mato Dentro/Sete Lagoas/MG: 610 km de extensão
- São Mateus/ES – Ipatinga/MG: 420 km de extensão, investimento de R$ 5 bilhões
- Shortline entre o município de Perequê/SP e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), localizado no Porto de Santos: 8 km de extensão e investimento de R$ 100 milhões. A ideia é auxiliar no transporte das cargas que da região produtora de Minas Gerais e Goiás até a exportação no complexo portuário de Santos.
- Suape/PE – Curral Novo/PI: 717 km de extensão, investimento de R$ 5,7 bilhões
- Terminal Intermodal em Santo André/SP: 7 km de extensão
- Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão, investimento de R$ 2,7 bilhões. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o empreendimento será voltado ao escoamento de basalto até as regiões produtoras do agronegócio e grãos para exportação, sendo conectado à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Que esse mapa se encha de linhas, espalhadas por toda a parte.
Ok, boas notícias… mas como essas iniciativas podem se articular entre si e com a malha existente: vai haver alguma orientação que padronize algumas características técnicas das novas ferrovias, como bitola, gabarito, capacidade de carga?