CNN – Aprovado no Senado nesta semana, o Marco Legal das Ferrovias pode reduzir o valor do frete às empresas em até 40%, estimou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, nesta sexta-feira (8), em entrevista à CNN.
O objetivo do projeto é tornar o investimento no setor ferroviário mais atraente para as empresas privadas. O texto agora segue para ser discutido na Câmara.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Estimamos uma economia de frete que pode alcançar entre 30% e 40% daquilo que nós temos hoje. Esse acréscimo de oferta de transporte ferroviário com a capacidade que ele nos disponibiliza deve trazer competição importante para o setor de transporte, aumentando nossa eficiência e proporcionando essa redução de frete”, disse.
Tarcísio cita como exemplo a pavimentação o trecho da BR-163 entre Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará, que, segundo o governo, reduziu o custo do frete rodoviário em até 11%. A análise do governo é que a melhoria refletiu nas exportações de Mato Grosso e permitiu um aumento percentual significativo em 2020 em relação aos portos tradicionais de Santos/SP e Paranaguá/PR.
A redução do preço do frete também deve refletir na competitividade do Brasil frente a outros países.
“Com mais oferta ferroviária, o Brasil vai se tornar um país extremamente competitivo. A gente vai conseguir transportar carga, por exemplo, para Àsia a preços mais baixos que os produtores americanos sem sombra de dúvida”, diz.
Segundo o ministro, o governo espera que a nova lei abra espaço para uma “grande revolução ferroviária” no país, que, tradicionalmente, investe mais em rodovias. “Vamos caminhar a passos largos para que a participação do molde ferroviário na matriz saia dos atuais 21% para algo perto de 40% em 15 anos”, diz.
Nesse processo, o governo espera investimentos que podem alcançar R$ 80 bilhões.
“Os primeiros dias de medida provisória vigente (MP 1.065) já tornou possíveis as autorizações e mostram o acerto da medida e quanto é importante caminharmos nessa direção. Foram 19 pedidos de autorização ferroviária a vários segmentos. Mais de 10 estados da federação estão sendo contemplados”, disse.
O ministro considera o texto que saiu do Senado “redondo” e em condições de ser aprovado na Câmara, onde pode passar por algum ajuste pelos deputados.
“Estamos muito otimistas com relação à velocidade de tramitação”.
Trem de passageiro
Tarcísio destacou também o benefício que as novas regras podem trazer para o transporte de passageiros no país.
“Muitas vezes, o trem de passageiro não se viabiliza pela rigidez da regulação, pela incapacidade de auferir receitas acessórias. Nesse sentido, a autorização promove um sistema regulatório mais leve, com uma característica mais privada, que pode gerar mais receitas a empresas de outras formas”,diz.
Seja o primeiro a comentar