Metrô de BH: linha 2 deve ser concluída em cinco anos, projeta governo federal

Metrô de BH receberá mais de R$ 3 bilhões em investimentos para melhorias - Foto: Rômulo Ávila/Itatiaia
Metrô de BH receberá mais de R$ 3 bilhões em investimentos para melhorias - Foto: Rômulo Ávila/Itatiaia

Rádio Itatiaia (MG) – As obras de modernização da linha 1 e construção da linha 2 do metrô de Belo Horizonte devem começar em 2022, com a previsão de publicação do edital de privatização para abril e assinatura de contrato entre junho e julho.

Com isso, a nova linha deverá ser concluída em cerca de cinco anos, conforme previsão apontada pelo secretário-adjunto da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, Bruno Westin.

“O investimento de recuperação, revitalização e modernização na linha 1 é muito mais rápido. A conclusão da linha 2 esperamos uns cinco anos”, projetou em entrevista exclusiva ao Podcast Abrindo o Jogo, da repórter Edilene Lopes.

A modernização e ampliação foi possível após assinatura de projeto que destina R$ 2,8 bilhões ao metrô de BH. Conforme Westin, os gastos totais estão previstos são de R$ 3,7 bilhões. O governo de Minas completará os investimentos com R$ 428 milhões.

“O restante para fechar a conta fica a cargo do concessionário que conseguirá recuperar esse valor por meio das tarifas de passagens”, afirmou.

Westin também garantiu que a quantia aportada pelo governo federal será utilizada unicamente para investimentos no metrô, e não para o pagamento de dívidas da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), atualmente responsável pelo metrô da capital.

“O vencedor [do leilão de privatização] só poderá acessar o recurso mediante a comprovação dos investimentos na obra, tanto da linha 2 quanto na linha 1. Haverá marcos que ele precisará cumprir para depois acessar o recurso. Novamente, é importante frisar ser inteiramente para investimento”, garantiu.

Alta das passagens

O secretário-adjunto também garantiu que não haverá aumento da tarifa decorrente da privatização. “A estruturação da privatização com a concessão das linhas considera a a estrutura tarifária vigente atualmente. Não há o que se falar em aumento de tarifa”, afirmou.

De acordo com ele, haverá “como em qualquer contrato” previsão de reajustes anuais em razão de motivos como a inflação.

Abrindo o jogo

O secretário-adjunto Bruno Westin foi o participante desta semana do podcast Abrindo o Jogo, da repórter Edilene Lopes, da Rádio Itatiaia. A entrevista completa pode ser acessada aqui. Também foram debatidos pontos como as privatizações da Ceasa Minas e da BR-381.

Fonte: https://www.itatiaia.com.br/noticia/metro-de-bh-linha-2-deve-ser-concluida-em-cinco-anos-projeta-governo-federal

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*