Metrô de SP vende nome de estação, e parada da Linha 3-Vermelha passa a se chamar Carrão-Assaí Atacadista

Estação Carrão do Metrô, na Zona Leste de São Paulo, em foto de 2019 — Foto: Reprodução TV Globo
Estação Carrão do Metrô, na Zona Leste de São Paulo, em foto de 2019 — Foto: Reprodução TV Globo

G1 – A estação Carrão da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo vai passar a ser chamada Carrão-Assaí Atacadista a partir desta sexta-feira (26). A mudança é parte de uma negociação de “naming rights” firmada pelo Metrô com a empresa.

Segundo as regras da concessão, o nome do atacadista deverá estar associado ao da estação da Zona Leste da capital por um período de 10 anos, que pode ser renovado por outros 10. Pelo local, passam até 68 mil passageiros diariamente.

A mudança inclui avisos sonoros nos trens, informando o novo nome aos passageiros diversas vezes ao dia, a alteração de mapas em toda a rede, e até mesmo do totem nos acessos à estação, que vão passar a incluir o nome e a logomarca do atacadista (veja na imagem acima).

O Metrô de SP argumenta que, apesar de inédita na capital paulista, a concessão de “naming rights” de estações de metrô é uma prática já adotada em sistemas de diversas cidades na Europa, na Ásia e na América do Norte.

No Rio de Janeiro, a estação do metrô de Botafogo, na Zona Sul da cidade, teve o nome trocado para Estação Botafogo/Coca-Cola no começo deste ano. A mudança causou polêmica e gerou piadas nas redes sociais.

O Metrô de SP já manifestou interesse em conceder também as estações Anhangabaú e Penha, da Linha 3-Vermelha, Brigadeiro e Consolação, da Linha 2-Verde, e Saúde, da Linha 1-Azul. O programa de “naming rights” deve anunciar nas próximas semanas a concessão de pelo menos mais uma estação da rede.

Segundo a empresa, a concessão do nome de estações ajuda a ampliar as receitas não tarifárias, que compreendem a exploração comercial e publicitária das estações, além da locação de áreas e imóveis. No último ano, essas receitas atingiram 20% de toda a arrecadação da companhia.

Identificação com bairro
Em comunicado oficial, o Metrô afirma que a a estação foi escolhida pelo Assaí por conta “da identificação [da empresa] com a região”.

“A Vila Carrão é onde nasceu a Companhia – a loja número 1 do Assaí foi aberta em 1974 na Rua da Manilha, nº 42. Já a parada da Linha 3-Vermelha foi inaugurada em 31/05/1986, na Rua Melo Freire”, afirmou a empresa, em nota.

A loja citada e a estação do metrô ficam a cerca de 4,5 quilômetros de distância.

Segundo uma porta-voz da empresa, a concessão visa homenagear a Zona Leste e reforçar a origem da rede.

“Com esta parceria, o Assaí homenageia a Zona Leste e reforça, assim, a sua origem e a essência de uma marca focada em pessoas, conquistas e vidas que vem ganhando o Brasil. Ainda, a Linha 3-Vermelha está conectada a outros importantes pontos do metrô de São Paulo, conversando diretamente com a população e contribuindo para manter o Assaí presente em seu dia a dia”, disse Marly Yamamoto, diretora de Marketing & Gestão de Clientes do Assaí Atacadista, no comunicado.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/11/25/metro-de-sp-vende-nome-de-estacao-e-parada-da-linha-3-vermelha-passa-a-se-chamar-carrao-assai-atacadista.ghtml

1 Comentário

  1. Houve alguma contrapartida para a concessão, por exemplo, cuidar do prédio da estação e arredores? O dinheiro tem destino definido, como ser usado em subsídio da tarifa, manutenção dos empregos vinculado à estação (bilheteria, seguranças, orientação ao usuário)?

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