G1 – Após uma série de problemas e reclamações sobre o novo bilhete TOP, o governo do estado adiou o prazo para desativar as bilheterias das estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo. A nova data ainda não foi definida.
A previsão era a de que, até o fim deste ano, todas as bilheterias seriam fechadas. O passageiro, então, teria duas possibilidades: o aplicativo TOP, para celular, ou os totens de autoatendimento.
O processo de fechamento das bilheterias do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo começou no início de outubro, com a redução do horário de funcionamento das bilheterias de algumas estações.
“Tentei na primeira máquina e não funcionou. Coloquei o cartão, pedi a quantidade de duas passagens, digitei minha senha e não saiu o bilhete. Tive que ir numa outra máquina comprar um terceiro bilhete. Vou conferir depois no extrato se foi debitado, só que eu vou reclamar pra quem, né? Essa é a questão”, questionou Eron Brito, corretor de imóveis.
A partir de janeiro de 2022, não vai ser possível carregar o antigo cartão Bom. Também não há como transferir o saldo dele pro cartão TOP. Mas a Secretaria estadual de Transportes garantiu que o Bom vai continuar funcionando para quem tem créditos.
Esse ponto fez com que o Ministério Público fosse acionado. A Promotoria notificou a pasta para “indicar qual a destinação dos valores remanescentes”.
O Procon-SP também se manifestou: “O Código do Consumidor e a legislação não permitem qualquer tipo de perda de créditos em razão de uma opção do prestador de serviço. Foi ele quem criou um novo cartão, o consumidor não tem nada a ver com isso. O princípio é o seguinte: eu tenho um centavo, mas ele é meu. Ponto final”, afirmou Fernando Capez, presidente da instituição.
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