Diário dos Trilhos – Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022, o governador de São Paulo, João Doria, comentou sobre o desabamento na obra da Linha 6-Laranja do Metrô.
De acordo com o governador, o tatuzão foi sim danificado pelo acidente, já que todo o esgoto que tomou conta da escavação, cobriu o equipamento, inundando e prejudicando a conservação desta tuneladora.
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Por isto, quanto for efetuada a retirada dos detritos e do esgoto em si, será feita a avaliação completa para entender quais equipamentos foram perdidos e quais podem ser aproveitados.
A Acciona, empresa espanhola responsável pela obra da nova linha, assumiu todos os custos de reparo e despesas causadas pela cratera e está indo ao mercado para comprar novos itens para o tatuzão.
“Quero deixar claro que todos os custos advindos dessas operações serão suportados pela Acciona. Acciona é uma empresa internacional de capital espanhol e ela tem extrema seriedade e ela assumiu a responsabilidade sobre esses custos, sejam eles da obra, sejam eles na recuperação de espaços físicos, sejam eles nas medidas que a prefeitura terá que adotar, ainda que temporariamente”, disse Doria.
Ainda não se tem uma avaliação final dos impactos no cronograma de construção da Linha 6-Laranja. A Acciona afirma que mantém 30 canteiros de obras e com exceção dos dois afetados pelo acidente, os demais seguem funcionando normalmente.
Entretanto com os danos ao principal equipamento da construção, a tuneladora, novo cronograma deverá ser anunciado mais para frente, com as alterações nos prazos de conclusão que antes do desabamento, era previsto para ser concluída a construção da linha em 2025.
“Obviamente esse tatuzão vai ter que ser todo reformado, já está sendo comprado todo o equipamento, para que a gente possa rapidamente fazer a recomposição do tatuzão para que ele volte a operar.”, completou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.
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