G1 – Após ficar mais de 4 horas com a circulação interrompida, os ramais de Deodoro-Santa Cruz e Japeri voltaram a funcionar às 12h40 desta segunda-feira (28). O serviço tinha sido suspenso às 8h15 por causa de um protesto de passageiros na linha férrea.
Segundo passageiros, um dos trens que seguia na direção da Central do Brasil apresentou problemas técnicos. Irritadas com os atrasos frequentes, algumas pessoas desceram e tentaram atear fogo na linha férrea do ramal de Deodoro.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Estou aqui na estação de Deodoro, está a maior confusão. Os trens estão parados com problemas técnicos, a população revoltada está tacando fogo na linha e nenhum trem sai. Estamos aqui nesse sufoco”, informou uma passageira.
“Todo dia é isso. Todo dia é trem atrasado. A gente sofrendo suado dentro do trem, espremido. Eles não estão nem aí para a gente que é trabalhador. Nós não estamos aguentando mais esse sufoco”, disse uma manifestante.
De acordo com a Supervia, um problema de sinalização aumentou os intervalos no ramal de Japeri. Por segurança, os trens precisavam esperar uma ordem para circular, o que contribuiu para a lotação de todos os ramais — a estação de Nova Iguaçu ficou cheia por volta de 7h30.
“Eu pego às 9h no serviço, saio de casa às 6h e todo dia eu tenho chegado atrasada. Já está ficando complicado você dizer que foi o trem que atrasou, mas é a realidade”, desabafou a babá Fabiana.
Em meio ao protesto, uma passageira passou mal e teve que sair carregada.
A Polícia Militar foi acionada depois que alguns passageiros vandalizaram as portas de trens.
Por volta das 12h, os passageiros começaram a receber restituições da passagem em um pedaço de papel para garantir acesso aos trens. Entretanto, os ramais seguiam com o serviço paralisado.
A Supervia informou que, às 12h40, foram reiniciadas as viagens nos ramais Deodoro-Santa Cruz, Japeri e extensão Paracambi, e que os passageiros estão sendo informados sobre a normalização pelos canais de comunicação da SuperVia.
Seja o primeiro a comentar