Diário do Porto (RJ) – O VLT Carioca quer se consolidar como modal de transporte mais sustentável da cidade. Além ter a operação diária mais limpa, busca ser também o mais eficiente no uso dos recursos fora dos trilhos. A lavagem de cada um dos 32 trens do sistema consome cerca de 900 litros de água. No total, são quase 30 mil litros consumidos semanalmente. Porém, o VLT consegue economizar até 80% desse volume sem comprometer a qualidade do serviço, utilizando apenas 180 litros na limpeza de cada composição.
VLT consome apenas 20% de água “nova” na lavagem dos trens
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Similar às encontradas em postos de gasolina, a máquina de lavagem recebe cerca de cinco veículos por dia no Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM) da concessionária localizado na Gamboa O procedimento acontece sempre após o fim da operação, conforme determinação do Centro de Controle Operacional (CCO). Um processo feito nos tanques separadores do equipamento torna o líquido pronto para ser reutilizado na lavagem do próximo trem. Além disso, os produtos utilizados na limpeza das composições são biodegradáveis, ampliando o compromisso do VLT com a sustentabilidade.
“O VLT Carioca é um sistema pensado para ser sustentável em todos os aspectos. Com o uso da água, que é um bem fundamental à nossa existência, não poderia ser diferente e ficamos satisfeitos em manter os trens limpos com consciência ambiental.”, Paulo Ferreira, novo presidente da concessionária.
Fonte: https://diariodoporto.com.br/vlt-economiza-ate-80-de-agua-na-lavagem-dos-trens/
Seja o primeiro a comentar