Wabtec – A Wabtec – uma das maiores fornecedoras líder global no segmento de equipamentos, locomotivas de carga, sistemas, soluções digitais e serviços para o transporte ferroviário de carga e de passageiros – fará, até mês de abril, a entrega das primeiras locomotivas ES44ACi no Brasil. A ES44ACi (ES, de Evolution Series) é a mais recente inovação tecnológica das locomotivas diesel-elétricas. Elas são uma evolução da AC44i e um passo a mais na jornada da descarbonização das ferrovias brasileiras.
Segundo Juliano Andrade, diretor Comercial Latam da Wabtec, a ES44ACi é um projeto de oito anos com as operadoras. Ao todo, a empresa vendeu 25 locomotivas para Suzano, Rumo e MRS, que devem ser entregues às empresas ainda neste ano. Daqui para frente, conforme ele, a evolução será ainda maior, com máquinas movidas a baterias, por exemplo. O objetivo – e capacidade – da Wabtec é colocar um volume de cem novas locomotivas no mercado brasileiro em menos de dez anos. “Isso, não só melhorará todo o sistema, mas será uma evolução de todo o transporte de cargas do País.”
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Para a Wabtec, sustentabilidade significa operar de maneira ética e socialmente responsável, mantendo uma cultura de segurança, protegendo o meio ambiente, apoiando nossas comunidades e desenvolvendo nossos funcionários. Foi esse o principal conceito aplicado na ES44ACi. Queremos, assim, construir um futuro melhor e mais sustentável”, afirma Andrade.
Conforme Daniela Ornelas, vice-presidente de Produtos da Wabtec, ES44ACi é a locomotiva de carga com as mais modernas tecnologias diesel-elétricas em sustentabilidade e descarbonização em âmbito mundial. “No coração das locomotivas ES44ACi estão os motores diesel da série Evolution que, com apenas 12 cilindros, produzem os mesmos 4.500 HP que seus predecessores de 16 cilindros. Isso representa maior eficiência energética e menores emissões, graças a um projeto voltado à eficiência térmica da combustão aliado a um sistema duplo de resfriamento do ar de admissão adotado nestes motores de quatro tempos, turboalimentados equipados com injeção eletrônica de combustível”, explica, acrescentando que a ES44ACi é totalmente customizada para as ferrovias brasileiras.
Segundo ela, essa tecnologia permite que a máquina, além da economia de combustível, que pode chegar a 6% em redução de consumo, e maior potência, seja um avanço na jornada de sustentabilidade e descarbonização que as operadoras procuram e precisam. Os materiais de alta resistência empregados na ES44ACi também melhoram a confiabilidade do motor diesel e aumentam drasticamente os intervalos para as grandes manutenções, diminuindo os custos operacionais no ciclo de vida da locomotiva.
Os filtros centrífugos adotados nesses motores permitem dobrar o intervalo entre trocas de óleo lubrificante, diminuindo as perdas e aumentando a disponibilidade operacional da locomotiva. Toda esta tecnologia é do ARC (Advanced Rail Cleaner), o mais moderno sistema de limpeza de trilhos para aumentar a aderência das locomotivas e consequentemente incrementar a capacidade de tração e evitar paradas indesejadas por falta de aderência com trilhos molhados. “Estamos diante de uma alternativa para melhorar ainda mais a eficiência das nossas ferrovias, além de reduzirmos a emissões e reduzir custos operacionais” complementa Daniela.
Rumo e MRS – Maior operadora de ferrovias do Brasil, a Rumo recebe a ES44ACi no final de março. Para a empresa, as novas aquisições para a frota reforçam as iniciativas tecnológicas focadas na eficiência e segurança das operações.
“Nossa prioridade é promover uma operação cada vez mais sustentável, não somente no aspecto econômico, mas também social e ambiental”, afirma Marcus Rogério Vianna Jorge, diretor de Material Rodante da Rumo. “Com as constantes renovações da frota, ganhamos em eficiência no escoamento das cargas agrícolas e industriais, além de contribuir de forma significativa para a redução de emissões”, destaca.
Para a MRS, operadora logística que administra 1.643 km de malha nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a ES44ACi, que chega à empresa em meados de abril e vem para otimizar o sistema, leva ainda mais tecnologia e avanço para o setor ferroviário nacional neste importante momento em que a renovação da sua concessão caminha para a reta final no Tribunal de Contas da União (TCU).
“A MRS vem investindo fortemente na ampliação da sua frota para contribuir com ainda mais eficiência ao sistema logístico nacional, gerando ganhos em eficiência energética. Estamos adquirindo a ES44ACi porque esperamos ser uma locomotiva de grande potência e menor consumo de diesel. Ela incorpora dois pilares da companhia: a busca por mais produtividade e a redução no volume de emissões, a consolidação de uma operação mais sustentável”, afirma a gerente geral de Engenharia de Manutenção da MRS, Anelise Salzani.
*Informe publicitário
É isso aí! Que venham cada vez mais e mais locomotivas potentes, eficientes e modernas para o nosso país! Nosso Brasil é autossuficiente na produção de locomotivas de grande porte, não somos mais dependentes do mercado externo! Desde criança sou apaixonado por estas máquinas incríveis as quais todos os dias gosto muito de contemplar passando em minha cidade tracionando grandes trens de minério e carga geral! Não vejo a hora de ter vídeos desta nova locomotiva da MRS em meu celular e de vê-la nos trens da MRS!