Secretaria Dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo – O Governador Rodrigo Garcia assinou nesta segunda (18) os convênios entre o Governo do Estado de São Paulo com os municípios de Campinas, Franco da Rocha, Louveira, Francisco Morato, Várzea Paulista e Vinhedo para a viabilização da primeira etapa do Trem Intercidades (TIC). Os convênios darão garantias e condições jurídicas, financeiras e técnicas para a implantação do TIC Eixo Norte.
“O Trem Intercidades é um projeto desafiador, já que conectará a Linha 7-Rubi, da CPTM, que vai até a estação Jundiaí, à malha ferroviária para que possa chegar até Campinas. É o primeiro trem intermunicipal no Brasil desde a década de 1970, que vai resultar em melhor qualidade de vida com uma maior mobilidade”, afirma o governador Rodrigo Garcia.
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“Estamos determinados a tirar o TIC do papel. Sabemos que a população espera há muito por um novo modal que conecte a capital do Estado a Campinas e estamos empenhados, justamente, em suprir todos os entraves para torná-lo realidade. Nossa prioridade é dar acesso às pessoas a um transporte com cada vez mais qualidade e rapidez, com altos padrões de segurança e conforto”, diz Paulo Galli, Secretário de Transportes Metropolitanos.
Tendo em vista os benefícios que o sucesso da implantação do projeto trará à população, os convênios estabelecem um acordo de cooperação mútua e união de esforços entre os municípios e o Estado por cinco anos, contados a partir da celebração do termo, com prorrogação se necessário. Por meio deles, é garantido o acesso facilitado a informações que viabilizarão o TIC Trecho Eixo Norte — como a legislação municipal atualizada (Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação de Solo, entre outros), as limitações administrativas e até mesmo a existência de patrimônio tombado. Além disso, será possível realizar eventuais ajustes em leis municipais, como as leis urbanísticas.
Os convênios ainda preveem isenção de IPTU em todos os bens necessários para o TIC e que os municípios compatibilizem seus projetos e obras com a implantação e operação do Trem Intercidades.
A parceria com o município de Valinhos foi firmada por meio de um autorizo para assinatura de convênio, que será protocolada quando a prefeitura finalizar as formalidades necessárias no município.
Sobre o TIC
Com estimativa de investimentos de R$ 10,2 bilhões, provenientes do Poder Público e da iniciativa privada, o Trem Intercidades (TIC) terá 100 km de extensão e contará com um serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, e outro serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades Louveira, Valinhos e Vinhedo. No total, os serviços devem atender até 565 mil passageiros por dia. O projeto compreende também a operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da linha 7-Rubi da CPTM.
No modelo de concessão proposto, as responsabilidades serão divididas entre Governo que deverá fiscalizar e aplicar penalidades quando for o caso, providenciar as declarações de Utilidade Pública (DUPs) necessárias para as desapropriações, mediar e coordenar as interfaces entre as estações ferroviárias operadas pela CPTM ou de outras concessionárias, entre outras atribuições.
A futura concessionária será responsável pela aquisição de novos trens, adequar o traçado e infraestrutura de via permanente e construir vias para os novos serviços, além de implantar novos pátios e equipamentos de manutenção. Deverá também realizar melhorias de obras de arte especiais, drenagem e vedação da faixa de domínio, modernizar sistemas de sinalização e de energia de tração e recuperar e implantar estações para os novos serviços TIM e TIC. Também terá que prover acessibilidade de estações e passarelas de pedestres existentes e construir novas estações de integração da Linha 7-Rubi com as linhas metropolitanas (Lapa e Água Branca).
As informações completas a respeito do TIC podem ser consultadas no Data Room da PPP no site (Aqui)
Muito bem Senhor Paulo Roberto, matou o bicho e mostrou o porrete, a verdade é que ninguém assume o mal feito, ou melhor “porcamente” feito. De fato enquanto não ocorrer um choque de gestão prá valer , tudo continuará como dantes. Obrigado. Waldir Pedro Alves
Meu DEUS que Projeto enrolado, só no Brasil onde ficam com esse empurra empurra e o projeto não sai do papel. Lembrando a todos que a infraestrutura já tinha, inclusive com via dupla toda eletrificada entre Jundiaí a Campinas, detalhe destruíram toda estrutura praticamente, logo em seguida veio a PORCA privatização iniciada no desgoverno do FHC (coordenada na época pelo BNDES uma tal de Helena Landau e equipe que fizeram da pior forma possível a Privatização tanto da RFFSA como da FEPASA… quero destacar que havia sim a necessidade de um Grande choque de gestão tanto na Rede como na FEPASA empresas públicas cheias de vícios e pior muitos elementos que lá estavam para trabalhar o faziam contra o sistema ferroviário. As empresas eram carregadas nos ombros por muitos funcionários desde o “chão de fabrica até quadros de gerências , porem entre o bom trigo havia o joio que não prestava para nada apenas para receber seus polpudos salários. Em resumo isso já era para estar funcionado no mínimo uns 20 anos atrás…. Como sempre o Pais Brasil atrasado como sempre haja visto que há certos interesses particulares que não deixam as coisas filiarem como deveriam…Mas a Nação Brasil achará um meio de dar um ponta pé na bunda desses péssimos brasileiros…É segue o trem em “Terrae Brasilis”. Att Paulo Roberto
Muito bem Senhor Paulo Roberto.!!!
Waldir Pedro alves