Yahoo! Finanças – Um novo equipamento de manutenção de ferrovias vem chamando atenção ao redor do mundo e até mesmo no país em que foi construído, Japão. Se trata de um grande robô, como se fosse um mecha, que é controlado remotamente.
A empresa ferroviária japonesa West Japan Railway Company desenvolveu este equipamento ferroviário pesado, multifuncional. Ele combina ferramentas especiais típicas na indústria de transporte com um design de robô humanoide.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com a empresa, para facilitar o controle do robô gigante, será possível utilizar um controle remoto, ou um capacete de realidade virtual. A ferramenta gigante conseguirá, inclusive, enviar dados em tempo real para seu controlador, como peso e capacidade de carga.
O robô gigante consegue levantar até 40 quilos a uma altura de 10 metros de altura. O grande benefício de seu formato humanóide é permitir que ele consiga segurar diferentes tipos de objetos, dos mais variados formatos, com suas mãos, em vez de criar um novo padrão.
Por enquanto a ferramenta está em fase de testes, iniciados neste mês, mas a empresa disse que as vendas devem iniciar na por volta de abril de 2024. Espera-se que ele consiga tanto reduzir custos, visto que menos trabalhadores seriam necessários em uma obra, quanto melhorar a segurança do local, reduzindo o risco de quedas e eletrocussão.
Seja o primeiro a comentar