G1 – A estação de Belford Roxo da SuperVia, na Baixada Fluminense, foi fechada na manhã desta segunda-feira (4) após um trem ter que retornar por conta do lixo espalhado na linha férrea. Passageiros revoltados vandalizaram e chegaram a atear fogo em parte das instalações.
A primeira composição que partiu do local teve que retornar antes de chegar à Estação Agostinho Porto por conta dos detritos espalhados pela via, segundo a Supervia. O trem seguia em direção à Central do Brasil.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Bombeiros foram chamados para apagar o incêndio e a segurança foi reforçada pela Polícia Militar.
Mais cedo, os ramais de Santa Cruz e Saracuruna também tiveram problemas com furtos e de sinalização. Segundo a Supervia, o problema foi solucionado.
A SuperVia afirma que, no ano passado, recolheu 1.977 toneladas de lixo doméstico jogados no sistema ferroviário do Rio, o que soma um gasto de R$ 721 mil com a retirada desses resíduos, que não são relacionados à operação e manutenção dos trens. Com a ampliação das ocupações irregulares ao longo da via, volumes cada vez maiores de lixo têm sido depositados ao longo da linha do trem, afirma a concessionária.
Pois é perguntinha “Quem joga lixo na via férrea?” a própria população ao seu redor.. Sendo assim é problema de Educação e conscientização.. Quando aos roubos e reformar a segurança “Armada na via e se necessário armamento pesado, e também elaborar rondas com drones, afinal o quadro e tipo de guerra urbana, é sendo assim …..Sds/***