A Alstom programa para o segundo semestre de 2024 a entrega dos primeiros monotrilhos para a Linha 15-Prata. A encomenda de 19 composições de sete carros cada Innovia 300 faz parte do contrato firmado em janeiro deste ano com o Metrô de São Paulo.
A Linha 15-Prata opera hoje entre Vila Prudente e Jardim Colonial, com uma frota de 27 monotrilhos Innovia 300, produzidos pela Bombardier na fábrica em Hortolândia (SP), inaugurada em 2012. Inicialmente, o contrato previa 54 composições de sete carros cada, mas foram produzidas apenas 27, por conta da suspensão pelo governo do estado das obras de novos trechos da Linha 15 na época.
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No entanto, a obra avançou nos últimos dois anos, chegando a Jardim Colonial em fevereiro. O Metrô trabalha na ampliação da linha, com a licitação já em andamento para contratar as obras que vão construir mais duas estações (Boa Esperança e Jacu Pêssego) no sentido leste.
Também haverá uma outra etapa no sentido oeste – em fase final de projeto para licitar as obras – que vai construir a estação Ipiranga, conectando-se à Linha 10-Turquesa da CPTM. Com essas três estações, a linha deve chegar ao total de 14, com 19,8 km de Ipiranga a Jacu Pêssego, podendo transportar 485 mil pessoas por dia, segundo previsões do Metrô de SP.
Na China
Os 19 novos monotrilhos serão produzidos na China pela join venture CRRC Puzhen Bombardier Transportation Systems Limited (PBTS), que foi herdada pela Alstom, após a francesa adquirir a divisão ferroviária da Bombardier, em janeiro de 2021.
Na fábrica do grupo localizada em Wuhu, na China, já há a produção de 240 carros de monotrilhos Innovia 300 para o sistema da cidade chinesa. No local também são feitos o suporte técnico e o fornecimento de peças de reposição, mão de obra e materiais necessários para manutenções corretivas, preventivas e revisões gerais da frota.
No Brasil, a Alstom concentra sua produção na fábrica da Taubaté (SP), onde estão sendo fabricados trens para a Linha 6-Laranja do metrô de SP e para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos de SP, operadas hoje pela ViaMobilidade. Há também a produção de material rodante para metrôs e sistemas de outros países, como Taiwan e Romênia.
Características
Segundo a Alstom, os novos 133 carros serão equipados com o mesmo sistema de sinalização Cityflo™ 650, com caraterísticas similares aos 27 trens já fornecidos para a primeira fase da Linha 15-Prata, e que estão atualmente em operação. “O sistema permite flexibilidade de integração com sistemas auxiliares, como painéis de informações aos passageiros, anúncios públicos (publicidade), circuito fechado de televisão e de telecomunicações. Conta ainda com sistema de freio regenerativo, sistema inteligente de gestão de energia e iluminação LED”, afirmou a Alstom, em nota.
Os monotrilhos entregues pela Bombardier sofreram um revés em 2020, quando alguns acidentes paralisaram a operação na Linha 15-Prata. No início daquele ano os pneus das composições apresentaram estouros. A empresa canadense reconheceu que os monotrilhos tinham um erro de projeto, constatando que havia falhas no sistema de rodas dos trens, não preparados para a demanda crescente de passageiros na linha. Na época foi necessária a troca de peças que compõem o jogo de rodas dos 27 trens da linha.
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