Ucrânia estende restrições temporárias para exportações agrícolas por ferrovia

Foto de arquivo de um campo de trigo de inverno em Husachivka, na região de Kiev
Foto de arquivo de um campo de trigo de inverno em Husachivka, na região de Kiev

IstoÉ Dinheiro – A empresa ferroviária estatal da Ucrânia estendeu as restrições temporárias ao transporte de alguns produtos agrícolas pela fronteira com a Polônia, disseram analistas e autoridades nesta sexta-feira.

A Ucrânia, que é um grande produtor agrícola, costumava exportar a maioria de seus produtos por meio de portos marítimos, mas desde a invasão da Rússia em fevereiro foi forçada a exportar por trens através de sua fronteira ocidental.

A consultoria APK-Inform disse que as restrições ao movimento de mercadorias para a Polônia por meio de Izov seriam estendidas até 3 de maio, mas não deu detalhes.

Na semana passada, a ferrovia estatal Ukrzaliznytsia impôs restrições à Romênia através das travessias Dyakovo e Vadul-Siret e à Polônia através de Yahodyn e Izov.

A empresa disse que um acúmulo de vagões nas passagens de fronteira e fechamentos durante o feriado da Páscoa levaram a Ucrânia a restringir temporariamente o fornecimento de mercadorias.

O vice-ministro da Agricultura, Roman Rusakov, confirmou as restrições, acrescentando que elas também foram causadas por um número insuficiente de inspetores poloneses naquele lado da fronteira.

Ele disse que o problema será discutido com a Polônia na próxima semana.

O ministro da Agricultura, Mykola Solskyi, disse no início deste mês que a principal tarefa do ministério era encontrar formas alternativas de exportar grãos. O país ainda tem pelo menos 13 milhões de toneladas de grãos disponíveis para exportação.

O ministro disse este mês que a Ucrânia precisa liberar seus silos para uma nova colheita em julho, que pode totalizar até 40 milhões de toneladas, segundo a APK-Inform.

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/ucrania-estende-restricoes-temporarias/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*