Diário do Transporte – A concessionária ViaMobilidade entregou para a Secretaria dos Transportes Metropolitanos nesta quinta-feira, 31 de março de 2022, sua defesa e as respostas aos esclarecimentos sobre os problemas registrados na operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Os passageiros das duas linhas que foram concedidas à empresa há pouco mais de dois meses, presenciaram diversos problemas que se refletiram em uma queda na qualidade do atendimento, indo desde falhas que causam atrasos, até problemas onde os passageiros precisaram caminhar nos trilhos e um acidente ferroviário na estação Júlio Prestes.
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Diante disto, a Secretaria dos Transportes notificou a ViaMobilidade no último dia 16 de março de 2022 para apurar os problemas encontrados.
Isto ocorreu mesmo após a concessionária apresentar um plano de ações urgentes e imediatas para diminuir essas falhas.
Com os documentos recebidos, o posicionamento e as alegações da concessionária serão analisados, com a possibilidade da aplicação de uma multa no valor de R$ 4,3 milhões, conforme previsto no contrato de concessão.
A sanção econômica em forma de multa está amparada nos itens que tratam da qualidade da prestação do serviço do transporte ferroviário de passageiros, presentes neste contrato.
A ViaMobilidade, cujo grupo empresarial já atua na linha 4-Amarela e 5-Lilás da rede de metrô de São Paulo, passou a ser responsável integralmente pela operação das linhas 8 e 9 em 27 de janeiro deste ano.
Desde então, a quantidade de falhas aumentou, muitas das quais nem aparecem nos canais oficiais das linhas, mas são percebidas pelos passageiros.
Foram também registrados acidentes, como a batida de um trem no limite de contenção de uma das vias na estação Júlio Prestes da linha 8 e a morte de um funcionário eletrocutado na subestação de Pinheiros da linha 9. Ambos fatos ocorreram em 10 de março.
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