Diário do Transporte – A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai adorar uma nova ferramenta tecnológica para melhorar a escala dos maquinistas, o desempenho profissional e, com isso, também trazer ganhos na prestação de serviços aos passageiros.
Para isso, a estatal assinou contrato após um processo de licitação com a empresa espanhola de tecnologia Goal Systems.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo a estatal de trens metropolitanos, o sistema pode planejar, monitorar e controlar as ações por meio de ferramenta que otimiza o uso da mão de obra dos mais de 1.140 maquinistas da companhia.
A assinatura do contrato ocorreu na última quinta-feira, 28 de abril de 2022, e a informação foi divulgada nesta segunda-feira, 02 de maio de 2022.
Além de adequar melhor a rotina dos 1140 maquinistas à condução dos trens e às outras atividades que fazem parte do trabalho, a tecnologia deve deixar a elaboração de escalas mais rápidas.
“O Sistema Gerenciador de Planejamento de Viagens e Escalas possui como diferencial o fato de integrar as principais atividades operacionais em um único local. É possível em um mesmo produto elaborar os gráficos horários contendo a programação das viagens e já alocar os maquinistas que irão realizar essas viagens. Pode ainda durante a elaboração da escala, acrescentar demais atividades para os maquinistas, como realização de exames periódicos e solicitações de trocas de folga.” – diz nota da CPTM.
Este sistema deve ser implantado em até nove meses, conforme prevê o contrato.
“A implantação deste sistema vai ao encontro do alinhamento dos objetivos estratégicos e de qualidade operacional, tornando possível para a Gerência de Circulação e Controle Operacional o aproveitamento racional do trabalho de maquinistas e demais colaboradores da operação se faz indispensável para a entrega de bons resultados na forma de viagens seguras e regulares”, disse, na mesma nota, o presidente da CPTM, Pedro Moro.
Seja o primeiro a comentar