Sob gestão da ViaMobilidade, estado de várias estações e trens das linhas 8 e 9 segue precário

Lixo nas vias da estação Júlio Prestes (Jean Carlos)
Lixo nas vias da estação Júlio Prestes (Jean Carlos)

Metrô CPTM – Há mais de 100 dias, a ViaMobilidade está à frente da operação e manutenção das Linhas 8 e 9, de trens metropolitanos. Apesar da forte expectativa em melhorias ocorrerem logo nos primeiros meses de concessão, o panorama em vários trechos geridos pela empresa é ruim.

O site percorreu as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda no final do mês passado e pode constatar uma série de problemas relacionados à asseio e conservação de estações, trens e vias.

Ao passar pelas estações não era raro se deparar com o acúmulo de sujeira, sobretudo na região das plataformas. Na estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante, era possível ver um grande volume de lixo na via. Os itens eram diversos, mas se destacavam os plásticos, papéis e máscaras.

Na estação Palmeiras-Barra Funda, os passageiros relatam situações semelhantes. Em nossa visita, realizada no dia 30 de abril, constatamos que na plataforma havia apenas uma única lixeira. As demais estavam encostadas no fundo da plataforma aguardando a instalação, em decorrência das obras de troca de pisos.

Nos trens não é raro ver os mesmo tipo de sujeira espalhada pelo assoalho das composições. Plásticos e restos de alimentos, principalmente sob os bancos são frequentes. Em algumas situações era possível ver a mobilização de equipes de limpeza para retirar parte do lixo.

Além deste problema, não era incomum encontrar trens com muitos riscos nas janelas ou até mesmo marcas de graxa nas sancas e laterais dos trens, provenientes de serviços de manutenção.

Na parte externa das composições percebe-se que algumais unidades estavam bastante sujas com poeira. Remendos com adesivos avermelhados formam uma espécie de colcha de retalhos em algumas delas.

Ao longo das vias o problema mais visível era o acúmulo de vegetação. O mato alto em alguns trechos, como é o caso da estação Itapevi, surpreende por atingir os marcos quilométricos em postes de sustentação da rede aérea.

Durante a viagem era possível ver que trechos desativados, geralmente antigos ramais de carga, estavam com a situação ainda mais precária. Destaca-se o trecho da estação Domingos de Moraes que abriga um estacionamento para manutenção e linhas desativadas.

O site procurou a ViaMobilidade para entender quais serão os planos adotados para sanar a situação atual. Confira abaixo o posicionamento da concessionária:

“A ViaMobilidade segue atuando fortemente nas medidas de higienização e limpeza de trens, estações e trilhos nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Além da constante limpeza manual e nebulização nos trens, mesmo procedimento já utilizado nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, recentemente, a concessionária realizou a limpeza completa de 60% dos aparelhos de ar-condicionado instalados na frota e substituiu 39 unidades avariadas levando mais conforto e segurança aos passageiros.

A ViaMobilidade também iniciou o processo de conservação e manutenção de áreas verdes das linhas e jardins que rodeiam algumas estações. São cerca de 80km para a realização das atividades como capinagem, para remoção de mato, e manutenção constante. As áreas verdes no entorno de todas as estações estão concluídas e em manutenção rotineira das Linhas 8 e 9.

A concessionária também está promovendo a revitalização de 136 banheiros que atendem os passageiros em ambas as linhas. As melhorias nas estações Carapicuíba, Itapevi, Osasco, Pinheiros, Lapa, Domingo de Moraes, Santo Amaro, Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração foram finalizadas e já estão disponíveis ao público;

Importante destacar que os outros espaços deverão passar pelas reformas até julho de 2022 e para tanto serão necessárias interdições parciais e alternadas de forma que sempre se garanta alternativa de uso.”

Conclusão
Em uma viagem mais recente realizada no dia 9 de maio, o site constatou que houveram ações, sobretudo no que tange a capina das regiões mais próximas às estações. A estação Domingos de Moraes, mencionada anteriormente, já se encontra com o mato baixo.

A manutenção dos sanitários também está sendo realizada. A ação já havia sido anunciada pela concessionária e repercutida pelo site. Segundo passageiros ouvidos pelo site, foram realizados trabalhos de zeladoria nos banheiros da estação Osasco, promovendo maior conforto.

A limpeza do sistema de ar condicionado faz parte dos planos de manutenção preventiva. Apesar da diminuição das restrições, a limpeza adequada dos filtros do sistema garantem não somente o conforto das viagens como também evita questões relacionadas à saúde.

Além destes pontos há a mudança da comunicação visual em algumas estações, como foi o caso de Presidente Altino e Hebraica Rebouças. Gradualmente outras estações também passarão pelas melhorias na comunicação, facilitando a obtenção de informações importantes para os passageiros.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/sob-gestao-da-viamobilidade-estado-de-varias-estacoes-e-trens-das-linhas-8-e-9-segue-precario/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0