Mesmo com baldeação, estação Jardim Colonial já tem grande movimento de passageiros

Trem Innovia 300 chega à estação Jardim Colonial (iTechdrones)
Trem Innovia 300 chega à estação Jardim Colonial (iTechdrones)

Metrô CPTM – O impacto de uma nova estação de metrô em regiões de mobilidade deficiente pode ser medido pela demanda da parada Jardim Colonial, da Linha 15-Prata. Inaugurada em dezembro do ano passado, ela passou a funcionar em horário integral em março e desde então tem atraído um volume de passageiros bastante elevado.

Segundo dados divulgados pelo Metrô, a estação Jardim Colonial já recebe diariamente cerca de 4 mil usuários (a empresa não divulga dados mais precisos). Esse patamar foi atingido em abril e repetido em maio, e é semelhante ao movimento de estações mais antigas como Jardim Planalto e Fazenda Juta.

Não apenas isso: a 11ª parada do ramal de monotrilho recebe mais gente do que Camilo Haddad, uma estação localizada numa região mais próxima de Vila Prudente, terminal da linha.

Parece um desempenho comum, mas é preciso lembrar que Jardim Colonial ainda não está completamente conectada ao carrossel de trens. Por conta da falta de um aparelho de mudança de via, que será concluído no segundo semestre, os passageiros são obrigados a desembarcar em São Mateus para seguir viagem em ambos os sentidos.

A dificuldade torna o trajeto mais demorado por mais que a frequência de partidas seja alta, o que só reforça a impressão que Jardim Colonial teve sua importância reconhecida pela população da região.

Novo recorde de passageiros transportados

O exemplo de Jardim Colonial é estendido à própria Linha 15-Prata, que atingiu em maio seu recorde histórico de passageiros transportados. Passaram pelo ramal nada menos que 2,814 milhões de usuários, 80% a mais do que no mesmo mês de 2021.

Trata-se de um patamar superior à média de passageiros transportados em 2021 pela Trensurb, que opera o sistema de Porto Alegre. No ano passado, passaram pela linha gaúcha uma média de 2,1 milhões de usuários por mês.

Desde fevereiro o intervalo mínimo entre os trens da Linha 15 caiu de 202 para 196 segundos (3 minutos e 16 segundos), uma redução pequena, mas que traz reflexos a longo prazo. Entretanto, será a partir do final do ano, com os dois “track-switches” entregues, que a operação do ramal de monotrilho deve ganhar maior agilidade e permitir que as projeções de demanda sejam cumpridas.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/mesmo-com-baldeacao-estacao-jardim-colonial-ja-tem-grande-movimento-de-passageiros/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*