UOL – Um dos efeitos colaterais da pandemia para o turismo europeu é o interesse crescente por viagens de trem para escapar do caos nos aeroportos.
Após o anúncio da expansão da malha ferroviária entre Reino Unido e Alemanha graças à fusão da Eurostar com a belga Thalys, agora é a vez de Paris e Berlim ganharem uma rota direta, um trem que ligará as duas capitais sem escalas em sete horas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A nova linha deverá entrar em funcionamento já em dezembro de 2023, informou o presidente da empresa férrea francesa SNCF, Jean-Pierre Farandou, à AFP.
A parceria e o novo trecho foram confirmados também pela alemã Deutsche Bahn. “Nossa planejada nova conexão direta entre o coração das nossas duas capitais inspirará ainda mais pessoas a viajar de trem”, celebrou o presidente Richard Lutz em comunicado à imprensa.
Inicialmente deverão ser oferecidas apenas duas viagens diárias, uma de ida e outra de volta, mas o plano é expandir a programação em breve.
Atualmente, a Deutsche Bahn e a SNCF operam doze conexões sem escalas por direção entre a França e a Alemanha todos os dias; seis delas de Frankfurt a Paris e outras cinco que partem de Stuttgart — a mais rápida também tem destino à Cidade-Luz e realiza o trajeto de 600 km em apenas 3h10. A ligação entre Frankfurt e Marselha já completa dez anos.
Seja o primeiro a comentar