Metrô CPTM – A CPTM publicou na última sexta-feira (22) duas licitações para a compra de novos veículos de manutenção de via permanente: o veículo reperfilador de trilhos (VRT) e a composição de alta capacidade para manutenção de via permanente (CMVP).
O VRT é um veículo exclusivamente ferroviário e bidirecional que será destinado às atividades de reperfilamento dos trilhos na via permanente.
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O procedimento de reperfilamento tem como principal objetivo a restauração do boleto, que é a parte superior do trilho, em suas características transversais e longitudinais, eliminando as imperfeições e defeitos como desgastes, corrugações, microtrincas, etc.
O VRT deverá ter a capacidade de reperfilar até dois trilhos ao mesmo tempo através de um sistema computadorizado que permite a operação automática ou semiautomática. O equipamento também deverá contar com sistemas especiais para o recolhimento dos resíduos de trilho e dos equipamentos de corte.
Desempenho do Veiculo Reperfilador de Trilhos (CPTM)
A CMVP por sua vez é uma composição formada por dois veículos ferroviários, sendo eles o Caminhão de Linha de Alta Capacidade (CLA) e o Vagão Reboque com Guindaste (VRG).
O CLA é um veículo autopropelido que possui um guindaste telescópico com capacidade de 52 toneladas por metro. Deverá ter a capacidade para transportar pelo menos 14 funcionários, sendo destinado ao apoio da manutenção da via permanente e para a tração de composições de apoio em situações de emergência.
Características técnicas do CLA (CPTM)
O VRG é um vagão que também é equipado com um guindaste dotado de cesto para trabalhos “em negativo”. Neste caso, o equipamento poderá realizar deslocamentos abaixo da base do VRG sendo utilizado principalmente para a realização da inspeção de viadutos e elevados.
Características técnicas do VRG
Segundo o edital de licitação as empresas contratadas deverão realizar o projeto, fabricação e montagem do equipamento. Está incluído no escopo do contrato o fornecimento da garantia assistida e também o fornecimento de insumos.
O fornecimento da Composição de Manutenção de Via Permanente está programada para 30 meses, enquanto para o Veículo Reperfilador de Trilhos o prazo está estimado em 32 meses.
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