Mobilize Brasil – A concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação das Linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda, na Região Metropolitana de São Paulo, divulgou nota sobre a adoção de um “robô” na inspeção das vias permanentes, em outras palavras, o solo, as pedras de lastro, os dormentes e trilhos.
O equipamento de inspeção, da empresa RailBotic, fará a análise da geometria de via permanente das duas linhas, a cada três meses, por dois anos. Com a nova tecnologia, estão sendo monitorados todos os elementos que compõem as superfícies por onde os trens circulam. A geometria de via leva em consideração diversos fatores, como o espaçamento entre os trilhos (bitola), raio de curva, elevação da via e nivelamento, entre outros.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O “robô” faz o mapeamento das vias por meio de diversos sensores e os ds dados coletados são armazenados para posterior análises qualitativas e quantitativas, que podem ser utilizadas na tomada de decisões por parte das equipes de manutenção.
A inovação vem após a empresa enfrentar uma série de falhas em trens e nos sistemas de alimentação das duas linhas, que antes eram operadas pela estatal CPTM.
Seja o primeiro a comentar