Metrô CPTM – O Metrô anunciou nesta quinta-feira, 21, o início das obras de extensão da Linha 15-Prata, do monotrilho, até a futura estação Jacu Pêssego. O trecho de cerca de 3 km conta ainda com a estação Boa Esperança e um segundo pátio de manutenção, batizado de Ragueb Chohfi.
Nesta fase, o Consórcio CEML realizará as fundações dos pilares de sustentação das vigas-trilho das vias localizadas no canteiro central da avenida Ragueb Chohfi. Serão implantados 106 pilares que receberão 220 vigas-guia, incluindo a ligação com o futuro pátio. A fabricação das vigas-trilho pré-moldadas teve início há poucos dias num canteiro na região próximo à obra.
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Já a construção das duas estações e do pátio, responsabilidade do consórcio Boa Esperança, só deverá começar no final deste ano. No momento, a empresa está elaborando os projetos executivos antes de instalar os canteiros de obras.
Além da extensão das vias, o consórcio CEML também é responsável por fornecer mais 19 trens do modelo Innovia 300. Eles serão fabricados na China por uma parceria entre a Alstom e a CRRC. Ao todo, a Linha 15 contará com 46 monotrilhos que atenderão à nova extensão e também reforçarão o operação para reduzir os intervalos.
O Metrô afirmou ainda que está concluindo o edital para contratar as obras da extensão oeste da Linha 15, que levará o ramal da Vila Prudente até a estação Ipiranga, atendida hoje pela Linha 10-Turquesa, da CPTM.
Atualmente, a Linha 15-Prata opera numa extensão de 14,6 km e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, mas terá 19,8 km e 14 estações, quando os novos trechos entre Ipiranga e Jacu Pêssego forem entregues, a princípio em 2025.
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