O Brasil tem hoje mais de 30 mil quilômetros de ferrovias e, nos próximos cinco anos, a expectativa é que este número seja incrementado em, pelo menos, mais 10% com as novas operações. A malha ferroviária nacional teve grande parte das suas vias construídas ao longo do século passado, o que gera uma necessidade constante de renovação e requalificação.
Como em todo mundo, a malha brasileira é operada por poucas empresas, com características e foco predominantes no transporte de cargas, basicamente minérios e grãos, o que exige muito das estruturas das linhas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
No setor de construções e manutenções de ferrovias, poucas empresas conseguiram se manter no mercado nacional devido os seguidos adiamentos de ampliação da malha e novas obras durante esse período de estagnação no desenvolvimento ferroviário do Brasil. Até mesmo os serviços de manutenção não obedecem a ciclos regulares que facilitem a gestão de prestadores de serviço.
Nesse ambiente instável, uma empresa conseguiu se perpetuar de forma sustentável e saudável no setor ferroviário. A Pelicano Construções, fundada em 1978, é hoje uma referência nacional no mercado ferroviário. Prestes a completar 45 anos de história, a empresa foi audaciosa ao investir pesadamente em equipamentos para manter-se atualizada frente ao constante desenvolvimento do mercado ferroviário, apesar de toda aparente insegurança.
Esses investimentos tornaram a Pelicano diferencialmente capacitada para o desenvolvimento de soluções específicas e personalizadas para o atendimento da renovação e qualificação da malha ferroviária brasileira, sendo eleita a melhor empresa de construção de vias permanentes em 2019 pela Revista Ferroviária, em nossa última eleição.
Com forte tradição em engenharia, a Pelicano atua com desenvoltura nas áreas de construção, manutenção e remodelação de ferrovia e em todas as áreas do setor de infraestrutura. Hoje, a construtora detém, no mercado nacional, o maior e mais moderno parque de má quinas ferroviárias, além de equipamentos para terraplenagem e pavimentação, capazes de atender as demandas de obras de ferrovias em todo o país.
Com uma equipe multidisciplinar qualificada, liderada pela experiência e conhecimento do engenheiro Fernando de Sousa Ribeiro, com mais de 50 anos como construtor de ferrovias no Brasil e no exterior, a Pelicano desenvolve serviços com ganhos de inovação e performance, principalmente em contratos de médio e longo prazos, com soluções personalizadas e adaptadas à realidade nacional.
“A Pelicano está, hoje, preparada para desenvolver serviços integrados tipo “Full Service”, com um planejamento sistêmico e preventivo, que reduzem consideravelmente os investimentos em Capex e os custos de Opex dos grandes operadores nacionais, gerando ganho de escala na confiabilidade e disponibilidade da malha, com inovação na manutenção e recuperação das vias.” – Afirma o Diretor Geral da Pelicano Fernando Furtado Ribeiro.
A Pelicano comprova a sua capacidade operacional através de serviços inovadores e, muitas vezes, únicos no Brasil, como a renovação completa de mais de 500 quilômetros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), execução da correção geométrica com socadoras e reguladoras; da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) e das Malhas Paulista e Ferrovia Norte Sul, utilização de pórticos e conjuntos de socaria e reguladoras nos recentes 83 quilômetros de linha recapacitada da Malha Paulista. Em 2022 finalizará a implantação completa de 150 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) – Lote 7; entre outros projetos.
A experiência da Pelicano em renovação de linhas, correção geométrica e construção de novas ferrovias qualifica a empresa para parcerias e contratações seguras para concessionárias, gerando confiança e permitindo que os seus investimentos sejam dirigidos para a prioridade da atividade- fim dos seus negócios.
Apesar das dificuldades, o mercado está evoluindo e a Pelicano Construções está confiante e otimista na ampliação do sistema ferroviário brasileiro, estando pronta para oferecer soluções integradas e inovadoras, com qualidade e credibilidade.
Informe Publicitário
Bom dia, muito interessante esta matéria, e bem explicativa também, mas eu creio que um ponto a ser desenvolvido pelas ferrovias, seja, a manutenção, ampliação de antigos trechos, pois vejo que é um assunto bem interessante, temos inúmeros trechos, em cidades do interior, (que se desenvolveram no entorno da ferrovia, e a mesma, trouxe, mão de obra, produtos, desenvolvimento, e pessoas para trabalhar)…que hoje estão desativados, (Ferrovias locais, Ramais, Antigos Depósitos de Cargas, Casas de Ferroviários)abandonados, jogados a própria sorte…triste isso…
Mas se estas estações do interior, e ferrovias voltarem a ser ligadas, acredito que será um item a mais, e trará benefícios, tanto turístico, como será uma via que auxiliará e vai baratear o frete para estas regiões, pois recebendo uma maior quantidade de produtos, o trafego de caminhões nas estradas, certamente irá diminuir consideravelmente, pois em países desenvolvidos, a ferrovia, e Rodovia andam juntas.