Pelicano: competência e inovação em ferrovias

O Brasil tem hoje mais de 30 mil quilômetros de ferrovias e, nos próximos cinco anos, a expectativa é que este número seja incrementado em, pelo menos, mais 10% com as novas operações. A malha ferroviária nacional teve grande parte das suas vias construídas ao longo do século passado, o que gera uma necessidade constante de renovação e requalificação.

Como em todo mundo, a malha brasileira é operada por poucas empresas, com características e foco predominantes no transporte de cargas, basicamente minérios e grãos, o que exige muito das estruturas das linhas.

No setor de construções e manutenções de ferrovias, poucas empresas conseguiram se manter no mercado nacional devido os seguidos adiamentos de ampliação da malha e novas obras durante esse período de estagnação no desenvolvimento ferroviário do Brasil. Até mesmo os serviços de manutenção não obedecem a ciclos regulares que facilitem a gestão de prestadores de serviço.

Correção geométrica
Correção geométrica

Nesse ambiente instável, uma empresa conseguiu se perpetuar de forma sustentável e saudável no setor ferroviário. A Pelicano Construções, fundada em 1978, é hoje uma referência nacional no mercado ferroviário. Prestes a completar 45 anos de história, a empresa foi audaciosa ao investir pesadamente em equipamentos para manter-se atualizada frente ao constante desenvolvimento do mercado ferroviário, apesar de toda aparente insegurança.

Estaleiro de Soldas
Estaleiro de Soldas

Esses investimentos tornaram a Pelicano diferencialmente capacitada para o desenvolvimento de soluções específicas e personalizadas para o atendimento da renovação e qualificação da malha ferroviária brasileira, sendo eleita a melhor empresa de construção de vias permanentes em 2019 pela Revista Ferroviária, em nossa última eleição.

Com forte tradição em engenharia, a Pelicano atua com desenvoltura nas áreas de construção, manutenção e remodelação de ferrovia e em todas as áreas do setor de infraestrutura. Hoje, a construtora detém, no mercado nacional, o maior e mais moderno parque de má quinas ferroviárias, além de equipamentos para terraplenagem e pavimentação, capazes de atender as demandas de obras de ferrovias em todo o país.

Com uma equipe multidisciplinar qualificada, liderada pela experiência e conhecimento do engenheiro Fernando de Sousa Ribeiro, com mais de 50 anos como construtor de ferrovias no Brasil e no exterior, a Pelicano desenvolve serviços com ganhos de inovação e performance, principalmente em contratos de médio e longo prazos, com soluções personalizadas e adaptadas à realidade nacional.

Duplicação ferroviária na Estrada de Ferro Carajás
Duplicação ferroviária na Estrada de Ferro Carajás

“A Pelicano está, hoje, preparada para desenvolver serviços integrados tipo “Full Service”, com um planejamento sistêmico e preventivo, que reduzem consideravelmente os investimentos em Capex e os custos de Opex dos grandes operadores nacionais, gerando ganho de escala na confiabilidade e disponibilidade da malha, com inovação na manutenção e recuperação das vias.” – Afirma o Diretor Geral da Pelicano Fernando Furtado Ribeiro.

A Pelicano comprova a sua capacidade operacional através de serviços inovadores e, muitas vezes, únicos no Brasil, como a renovação completa de mais de 500 quilômetros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), execução da correção geométrica com socadoras e reguladoras; da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) e das Malhas Paulista e Ferrovia Norte Sul, utilização de pórticos e conjuntos de socaria e reguladoras nos recentes 83 quilômetros de linha recapacitada da Malha Paulista. Em 2022 finalizará a implantação completa de 150 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) – Lote 7; entre outros projetos.

A experiência da Pelicano em renovação de linhas, correção geométrica e construção de novas ferrovias qualifica a empresa para parcerias e contratações seguras para concessionárias, gerando confiança e permitindo que os seus investimentos sejam dirigidos para a prioridade da atividade- fim dos seus negócios.

Renovação completa de linha
Renovação completa de linha

Apesar das dificuldades, o mercado está evoluindo e a Pelicano Construções está confiante e otimista na ampliação do sistema ferroviário brasileiro, estando pronta para oferecer soluções integradas e inovadoras, com qualidade e credibilidade.

Informe Publicitário

1 Comentário

  1. Bom dia, muito interessante esta matéria, e bem explicativa também, mas eu creio que um ponto a ser desenvolvido pelas ferrovias, seja, a manutenção, ampliação de antigos trechos, pois vejo que é um assunto bem interessante, temos inúmeros trechos, em cidades do interior, (que se desenvolveram no entorno da ferrovia, e a mesma, trouxe, mão de obra, produtos, desenvolvimento, e pessoas para trabalhar)…que hoje estão desativados, (Ferrovias locais, Ramais, Antigos Depósitos de Cargas, Casas de Ferroviários)abandonados, jogados a própria sorte…triste isso…
    Mas se estas estações do interior, e ferrovias voltarem a ser ligadas, acredito que será um item a mais, e trará benefícios, tanto turístico, como será uma via que auxiliará e vai baratear o frete para estas regiões, pois recebendo uma maior quantidade de produtos, o trafego de caminhões nas estradas, certamente irá diminuir consideravelmente, pois em países desenvolvidos, a ferrovia, e Rodovia andam juntas.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*