Casa Vogue – Com a alta das passagens de avião, que tal viajar de trem? Uma das formas mais antigas de visitar outras cidades e países surpreende não apenas pelas vistas deslumbrantes durante o trajeto, mas, muitas vezes, a beleza já começa na própria estação, com uma arquitetura única e surpreendente.
Além da famosa Estação Grand Central, em Nova York, que já foi cenário de diversos filmes e séries, ao redor do mundo existem muitos outros terminais que encantam! Conheça cinco deles abaixo:
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
1. Estação Kanazawa, Japão
Com arquitetura moderna em aço e vidro, a Estação Kanazawa fica localizada na cidade de Kanazawa, no Japão, e é um dos edifícios mais famosos e característicos da província. Seu imenso portão tem formato de tambor, é feito de madeira e foi adicionado a estação em 2005, quando os governantes decidiram dar uma nova cara a estrutura que existe desde 1898.
2. Estação de Hungerburgbahn, Áustria
Projetada por Zaha Hadid, a estação de Hungerburgbahn, fica na cidade de Innsbruck, na Áustria, e nasce como um edifício imponente no meio de suas montanhas. Com formas de vidro que imitam blocos de gelo e montes de neve, o terminal foi inaugurado em 2007, e se localiza no Karwendel Alpine Park, o maior parque natural do país.
3. World Trade Center Transportation Hub, Nova York
Oculus é o nome da enorme estrutura em forma de pássaro projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Abrigando não só uma estação de trem no meio de Lower Manhattan, em Nova York, mas também um shopping, a estrutura foi inaugurada em 2016 e custou cerca de 4 bilhões de dólares.
4. Estação Central de Antuérpia, Bélgica
Majestosa e elegante, a principal estação de trem da Antuérpia, na Bélgica, parece um palácio. O edifício de pedra construído em entre os anos 1895 e 1905, a pedido especial do rei Leopoldo II tem uma impressionante cúpula de 75 metros no hall de entrada e possui mais de 20 tipos diferentes de mármore em seu interior. O projeto é do arquiteto belga Louis Delacenserie.
5. Terminal Chhatrapati Shivaji, India
Situada em um edifício histórico que levou cerca de dez anos para ser construído, o terminal Chhatrapati Shivaji, em Mumbai, na Índia, mistura aquitetura gótica com o estilo vitoriano. Seu interior é repleto esculturas e estátuas da flora e fauna locais, gárgulas.
Seja o primeiro a comentar