G1 – A Prefeitura de Araraquara (SP) em parceria com a Rumo, empresa de logística, inaugurou na sexta-feira (26) uma locomotiva de trem para homenagear a Estrada de Ferro de Araraquara (EFA).
A inauguração ocorreu no mês em que o município completa 205 anos. O trem começa a rodar a partir deste sábado (27).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“O objetivo é resgatar a memória ferroviária e homenagear todo mundo que dedicou e dedica seu trabalho para essa atividade tão importante no nosso país”, disse Rodrigo de Stéfani, gerente de relações governamentais da Rumo.
A empresa mobilizou 15 profissionais para trabalhar diretamente na remodelagem da locomotiva. Foram utilizados 50 litros de tinta, com os serviços de pintura e acabamento se estendendo por 30 dias.
A pintura da locomotiva foi inspirada nos modelos GP-9 e GP-18, que começaram a rodar pelos trilhos da EFA entre 1958 e 1960.
“Elas começaram a chegar em Araraquara no plano de troca de locomotivas à vapor, por locomotivas diesel- elétrica, como essa”, disse Stéfani.
A locomotiva passará integrar a frota de mais de 1, 2 mil locomotivas da companhia, que opera em nove estados do Brasil. Ela irá circular nas malhas Norte e Paulista, que conectam o estado de Mato Grosso até o Porto de Santos, em um trecho com mais de 1, 6 km de ferrovia.
Fundada em 1895, a EFA se destacou no transporte de cargas e passageiros. Foram pouco mais de 70 anos de existência.
Seja o primeiro a comentar