G1 – O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (30) que o equipamento conhecido como ‘tatuzão’, que trabalha na escavação dos túneis da Linha 6 – Laranja do Metrô, retoma as operações a partir desta quarta-feira (31) na Zona Norte da capital paulista.
A retomada das atividades da tuneladora acontece quase sete meses depois do acidente na obra que abriu uma cratera na Marginal do Tietê, em 1º de fevereiro, e deixou o equipamento milionário alagado dentro da obra da estação Santa Marina, na Zona Oeste da cidade.
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Para marcar o reinício das escavações, o governador paulista Rodrigo Garcia (PSDB) – que é candidato à reeleição – marcou uma cerimônia nas obras da futura estação Freguesia do Ó na manhã desta quarta (31).
Segundo o governo paulista, o tatuzão vai reiniciar as atividades perfurando o túnel no sentido Sul, em direção à estação Santa Marina, onde ocorreu o acidente de fevereiro.
Em 21 de julho, Garcia havia afirmado que até novembro uma segunda máquina iniciará a escavação do túnel no sentido Norte, da estação Brasilândia, última parada da Linha 6-Laranja.
“Fiz uma visita ao túnel que passa embaixo do rio Tietê, onde teremos em agosto o reinício da perfuração do tatuzão no sentido Centro e, até o início de novembro, o início da perfuração da obra da Linha-6 no sentido Norte”, disse Garcia em 21 de julho.
“Apesar do incidente que tivemos no início do ano, a obra não parou, outras frentes foram fortalecidas para que mantivéssemos a obra nesse cronograma e a nossa expectativa é que ao final de 2025 a Linha das Universidades já possa estar servindo mais de 600 mil passageiros todos os dias”, completou o governador na mesma ocasião.
Apesar do acidente de fevereiro, a estação Santa Marina é a que tem as obras mais adiantadas na Linha 6, com cerca de 40% do projeto já concluído, segundo o governo de SP.
Tatuzão Maria Leopoldina
O ‘tatuzão’ usado nas escavações do túnel da Linha 6-Laranja tinha sido batizado com o nome de Maria Leopoldina e ficou danificado após o acidente na obra em 1º de fevereiro. Ele era operado por mais de 40 pessoas e possui até um refeitório.
Por causa do acidente, o equipamento havia ficado preso dentro do túnel da obra do Metrô na região. Em maio, o programa Fantástico, da TV Globo, esteve dentro do obra alagada pelo acidente e mostrou a situação que ficou o tatuzão após o escoamento da água no túnel.
Na época do acidente, o então secretário dos Transportes Metropolitanos de SP, Paulo José Galli, afirmou que o vazamento de uma galeria de esgoto causou o acidente na obra.
Segundo Galli, provavelmente o solo não suportou o peso da galeria, que passava 3 metros acima da máquina conhecida como ‘tatuzão’ e acabou se rompendo.
Ainda de acordo com o Galli, o ‘tatuzão’ não atingiu a tubulação. Apesar de passados quase seis meses do acidente, ainda não se sabe o que causou o vazamento. O governo de SP e o Ministério Público de SP investigam as causas.
Galli deixou a pasta em junho de 2022. No lugar dele o governador Rodrigo Garcia nomeou Marco Antonio Assalve, que era presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos ( EMTU).
Segundo a Acciona, concessionária responsável pela obra, o tatuzão estava a 1,8 metro de distância do local que desmoronou. Para o presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, Paulo Ferreira, a trepidação causada pelo tatuzão é uma das hipóteses para o acidente.
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