Metrô CPTM – No dia 17 de agosto do ano passado, um acidente bastante perigoso acabou felizmente sem vítimas. Durante a montagem da passarela da estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás, parte da estrutura desabou sobre o Rio Pinheiros. Não houve feridos graves, mas o episódio acabou interrompendo o já atrasado projeto, que deveria ter sido concluído em janeiro deste ano.
Desde então, a ViaMobilidade, responsável pela obra, e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos têm sido econômicas e pouco transparentes a respeito do problema. Semanas atrás, recebemos respostas de uma Solicitação de Informação ao Cidadão (SIC) e também questionamos a concessionária sobre os motivos que causaram o acidente e como estão os planos de retomada. No entanto, pouco foi esclarecido, deixando o assunto ainda nebuloso.
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Não se sabe quando a obra será retomada, muito menos concluída, assim como a óbvia penalidade à ViaMobilidade segue no “eterno” processo administrativo, cujo desfecho também é incerto.
A notícia mais alentadora é que a ViaMobilidade está em busca de uma nova empresa para retomar a montagem das estruturas, mas sem que um prazo para seleção tenha sido revelado.
Sobre as investigações, o governo do estado afirmou que elas apontaram a “identificação de questões de natureza executiva e relacionadas ao detalhamento dos projetos que, isoladamente ou em conjunto, contribuíram para o cenário do colapso“. Traduzindo, erros tanto no projeto quanto na execução dos trabalhos, mas que não foi possível “mensurar o grau de contribuição de cada uma dessas questões“.
Por conta disso, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos revelou que “haverá alteração no sequenciamento executivo e na metodologia de montagem. Elementos estruturais serão reavaliados e compatibilizados com as mudanças construtivas que garantirão a segurança do empreendimento em todas as suas etapas“. A arquitetura e funcionalidade do projeto, no entanto, serão preservados.
A ViaMobilidade, por sua vez, acrescentou que o processo de concorrência para escolher a nova empresa que fará a implantação do projeto também definirá “a melhor solução técnica, de acordo com as premissas de segurança e qualidade da Concessionária“.
A STM disse ainda que o “processo de notificação de penalidade está em tramitação“.
Imagens veiculadas pelo canal iTechdrones nesta semana mostram que as peças das passarelas seguem espalhadas no entorno da estação. A ViaMobilidade teria apenas retirado tempos atrás as peças afetadas no desabamento.
Área mais ampla
A ampliação da estação Santo Amaro faz parte dos requisitos presentes na concessão da Linha 5-Lilás, que desde 2019 é operada pela ViaMobilidade. A empresa deu início às obras de expansão em janeiro de 2020, com prazo de entrega em 24 meses.
Entre as melhorias estão a ampliação da área de plataformas com duas passalelas paraleas à ponte estaiada atual. Além disso, serão construídos novos corredores, instalada escadas e elevadores para segregar o fluxo de passageiros em ambos os sentidos. De quebra, a estação Santo Amaro da Linha 9 também receberá melhorias e até um café poderá ser aberto em uma área próxima às plataformas.
A ligação entre as duas estações não foi pensada para atender a demanda de conexões entre a linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, e o fluxo de passageiros havia crescido bastante até perto da pandemia. Atualmente circulam por ela 72 mil passageiros em dias úteis – em fevereiro de 2020, mês anterior à crise sanitária, eram 95 mil pessoas.
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