Um ano após acidente, obras de expansão da estação Santo Amaro continuam sem previsão

Estação Santo Amaro em agosto de 2022 (iTechdrones)
Estação Santo Amaro em agosto de 2022 (iTechdrones)

Metrô CPTM – No dia 17 de agosto do ano passado, um acidente bastante perigoso acabou felizmente sem vítimas. Durante a montagem da passarela da estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilásparte da estrutura desabou sobre o Rio Pinheiros. Não houve feridos graves, mas o episódio acabou interrompendo o já atrasado projeto, que deveria ter sido concluído em janeiro deste ano.

Desde então, a ViaMobilidade, responsável pela obra, e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos têm sido econômicas e pouco transparentes a respeito do problema. Semanas atrás, recebemos respostas de uma Solicitação de Informação ao Cidadão (SIC) e também questionamos a concessionária sobre os motivos que causaram o acidente e como estão os planos de retomada. No entanto, pouco foi esclarecido, deixando o assunto ainda nebuloso.

Não se sabe quando a obra será retomada, muito menos concluída, assim como a óbvia penalidade à ViaMobilidade segue no “eterno” processo administrativo, cujo desfecho também é incerto.

A notícia mais alentadora é que a ViaMobilidade está em busca de uma nova empresa para retomar a montagem das estruturas, mas sem que um prazo para seleção tenha sido revelado.

Sobre as investigações, o governo do estado afirmou que elas apontaram a “identificação de questões de natureza executiva e relacionadas ao detalhamento dos projetos que, isoladamente ou em conjunto, contribuíram para o cenário do colapso“. Traduzindo, erros tanto no projeto quanto na execução dos trabalhos, mas que não foi possível “mensurar o grau de contribuição de cada uma dessas questões“.

Por conta disso, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos revelou que “haverá alteração no sequenciamento executivo e na metodologia de montagem. Elementos estruturais serão reavaliados e compatibilizados com as mudanças construtivas que garantirão a segurança do empreendimento em todas as suas etapas“. A arquitetura e funcionalidade do projeto, no entanto, serão preservados.

A ViaMobilidade, por sua vez, acrescentou que o processo de concorrência para escolher a nova empresa que fará a implantação do projeto também definirá “a melhor solução técnica, de acordo com as premissas de segurança e qualidade da Concessionária“.

A STM disse ainda que o “processo de notificação de penalidade está em tramitação“.

Imagens veiculadas pelo canal iTechdrones nesta semana mostram que as peças das passarelas seguem espalhadas no entorno da estação. A ViaMobilidade teria apenas retirado tempos atrás as peças afetadas no desabamento.

Área mais ampla

A ampliação da estação Santo Amaro faz parte dos requisitos presentes na concessão da Linha 5-Lilás, que desde 2019 é operada pela ViaMobilidade. A empresa deu início às obras de expansão em janeiro de 2020, com prazo de entrega em 24 meses.

Entre as melhorias estão a ampliação da área de plataformas com duas passalelas paraleas à ponte estaiada atual. Além disso, serão construídos novos corredores, instalada escadas e elevadores para segregar o fluxo de passageiros em ambos os sentidos. De quebra, a estação Santo Amaro da Linha 9 também receberá melhorias e até um café poderá ser aberto em uma área próxima às plataformas.

A ligação entre as duas estações não foi pensada para atender a demanda de conexões entre a linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, e o fluxo de passageiros havia crescido bastante até perto da pandemia. Atualmente circulam por ela 72 mil passageiros em dias úteis – em fevereiro de 2020, mês anterior à crise sanitária, eram 95 mil pessoas.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/um-ano-apos-acidente-obras-de-expansao-da-estacao-santo-amaro-continuam-sem-previsao/

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