Via Trolebus – A Stadler, a California State Transportation Agency (CalSTA) e o California Department of Transportation (Caltrans) assinaram um acordo para o projeto e entrega de quatro trens Flirt de quatro carros. Os novos comboios serão a hidrogênio. O acordo foi divulgando na InnoTrans, maior feira ferroviária do mundo.
A frota poderá ser maior, e o contrato inclui opções para mais 25 trens, que vão operar no lugar das locomotivas a diesel existentes que operam conjuntos push-pull usados para serviços da Amtrak California, financiados pelo estado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os comboios são baseados em um trem de dois carros encomendado pela San Bernardino County Transportation Authority (SBCTA) da Stadler em 2019, que foi construído na Suíça.
O estado da Califórnia está planejando trocar todos os trens de passageiros para veículos livres de emissões até 2035. Serão construídos nos Estados Unidos em Salt Lake City. As células de combustível de hidrogênio serão fornecidas pela Ballard. Podem operar em até 800 km entre reabastecimentos.
Fonte: https://viatrolebus.com.br/2022/09/california-firma-acordo-para-ate-29-trens-a-hidrogenio/
Seja o primeiro a comentar