Artigo finalista na categoria 03 do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, apresentado durante a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp Autores: Renan dos Santos Moreira (concessionária VLT Carioca-RJ) e Luiz Antônio Silveira Lopes (Instituto Militar de Engenharia-RJ) E-mails: renan.moreira@vltrio.com.br; laslopes@ime.eb.br
1. INTRODUÇÃO
O gerenciamento do atrito no contato roda-trilho é estrategicamente o caminho que vem sendo traçado pelas operadoras ferroviárias para controle do atrito e mitigação dos seus impactos, os quais podem ser diversos, como: geração de ruído, aumento de consumo energético, desgastes de trilhos e rodas, aumento de forças resultantes e consequente alteração da relação L/V (forças laterais e verticais) gerando aumento do risco de descarrilamento, além da presença de defeitos superficiais em rodas e trilhos.
No caso estudado, um sistema de VLT (veículo leve sobre trilhos) implantado no centro do Rio de Janeiro, foi aplicada a metodologia de controle do atrito considerando-se os particulares aspectos deste específico modal.
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