Parceria ferroviária

Da esq. para dir.: Aloisio Carneiro, diretor South America da Ensco; André Khun, presidente da Valec; Matthew Dick, da Ensco, e Alex Trevizan, diretor de Negócios da Valec
Da esq. para dir.: Aloisio Carneiro, diretor South America da Ensco; André Khun, presidente da Valec; Matthew Dick, da Ensco, e Alex Trevizan, diretor de Negócios da Valec

Valec e ENSCO firmam acordo para trazer soluções tecnológicas inovadoras para o setor ferroviário brasileiro

No último dia 16 de agosto, Valec e a empresa norte-americana ENSCO assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para a oferta de serviços ferroviários no Brasil. A ideia é trazer para o setor um conjunto de soluções que combinem a experiência na construção de linhas férreas com tecnologias inovadoras aplicadas nos trilhos.

Um dos serviços que já começa a ser modelado a partir do MoU é o de Inventário Ferroviário, que tem por objetivo a avaliação das condições de via permanente, de todos os elementos e dispositivos que compõem a ferrovia. O serviço está no portfólio da Valec e também é um dos carros-chefes de soluções ferroviárias da ENSCO, destaca o chefe de Estratégia e Desenvolvimento da ENSCO, Matthew Dick.

“Os serviços combinados da Valec e da ENSCO vão incluir avaliações de projetos ferroviários novos e existentes, utilizando nossas simulações como o VAMPIRE.

Matthew Dick, chefe de Estratégia e Desenvolvimento da ENSCO

Essas simulações são usadas para avaliar a segurança ferroviária e as várias condições operacionais antes da construção ou modernização de uma ferrovia. Além disso, inventário de ativos será oferecido ao mercado pela Valec e ENSCO. De nossa parte, serão ofertados serviços automatizados de inspeção de trilhos a partir do sistema ENSCO hirail ou portátil, para identificar ativos e determinar suas condições”, explica Dick.

MOMENTO ANIMADOR

O representante da ENSCO diz estar animado com o novo momento ferroviário no Brasil, ressaltando que a expansão que está se propondo no país é uma das mais relevantes do mundo. Não por acaso, a empresa tem focado sua atuação por aqui. Entre os planos, está a promessa de trazer ao Brasil a experiência que a ENSCO angariou no mercado ferroviário norte-americano. “Muitas das mudanças ocorridas no Brasil já aconteceram nos EUA. No entanto, o Brasil tem a oportunidade única de aprender com a América do Norte, para ter sucesso e evitar os desafios que nós experimentamos lá”.

A atuação conjunta entre Valec e ENSCO poderá acontecer para novos contratos ou por aqueles já firmados pelas duas empresas, caso haja interesse das partes envolvidas. Com a assinatura do Memorando de Entendimento, as equipes técnicas de ambas as companhias começaram a trabalhar na modelagem dos acordos comerciais e na promoção de intercâmbios de conhecimentos. De acordo com o presidente da Valec, André Khun, a ideia é que essa parceria possa contribuir para o desenvolvimento do setor ferroviário brasileiro. “Há uma preocupação com a escassez de mão de obra para projetos do setor nos próximos anos”, afirma.

Para Dick, outro ponto que conta a favor da empresa é a experiência na operação da maior instalação ferroviária de testes e pesquisas do mundo, o Centro de Tecnologia de Transporte, localizado no Colorado, nos EUA. “Somos líderes mundiais de treinamento ferroviário nesse Centro. Importante dizer que temos outras parcerias no radar, entre elas, com o Senai Cimatec, em Salvador, na Bahia”, revela.

*Informe Publicitário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*