Colheita de grãos alcança 261,9 milhões de toneladas em 2022, diz IBGE

Colheita de milho em Campo Verde, Mato Grosso — Foto: Fernanda Pressinott
Colheita de milho em Campo Verde, Mato Grosso — Foto: Fernanda Pressinott

Valor Econômico – Em fase final, concentrada nas culturas de inverno, a colheita brasileira de grãos deve atingir o patamar recorde de 261,9 milhões de toneladas em 2022, 3,4% acima de 2021, segundo novo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com previsão anterior, divulgada no mês passado, o volume é 0,1% maior.

Ante a temporada anterior, reforçou o IBGE, houve aumento de 10,4% na área do milho (6,8% na primeira safra e 11,7% na segunda). Também houve incrementos de 17,8% na área de algodão herbáceo (em caroço), de 4,9% na de soja e de 9,2% na de trigo. Já a área de arroz caiu 2,5%. Soja, milho e arroz representam, somados, 91,5% da estimativa da produção e ocupam 87,1% da área colhida.

A LSPA de setembro aponta que a área de colheita chega a 73,2 milhões de hectares em 2022, com alta de 6,8% ante 2021.

Segundo o novo levantamento, a produção de soja alcançou 119,5 milhões de toneladas e a de milho chegou a 109,6 milhões (25,4 milhões na primeira safra e 84,2 milhões na segunda). Já a produção do arroz atingiu 10,7 milhões de toneladas, enquanto a de trigo deverá somar 9,6 milhões de toneladas e a do algodão (em caroço) está calculada em 6,7 milhões de toneladas.

Preços elevados

O gerente de agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, lembrou que o recorde batido este ano é diretamente influenciado pela alta dos preços internacionais de commodities como milho e trigo. Embora os custos de produção tenham aumentado e as margens de lucro tenham diminuído, os preços ainda garantiram mais uma temporada lucrativa no campo.

“Os produtores têm tido margem boa, porque os preços estão elevados, mas o custo de produção das culturas tem subido bastante também. A gente importa muito fertilizante, a questão cambial influencia no preço. A Rússia e a Ucrânia estão entre os grandes produtores de fertilizantes, então tem toda essa questão da guerra que impactou no preço. […] Então as margens este ano são mais estreitas. Apesar de serem bem dilatadas, são menores que nos últimos dois anos”, disse.

Nova safra

O IBGE ainda não fez levantamento sobre a safra que está sendo plantada agora – o primeiro será divulgado em outubro -, mas, em linha do que divulgou hoje a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa do órgão é que um novo recorde seja batido.

“Tem chovido normalmente nos Estados até o momento. Mas devemos aguardar. Nos últimos dois anos, tivemos problema. Em 2021, com a segunda safra de milho, principalmente. E em 2022 com a soja, por causa de problemas climáticos”, afirmou Guedes.

“Mas se o clima realmente ajudar, deveremos ter uma supersafra em 2023, porque as áreas vêm aumentando nos últimos anos”., disse ele.

Fonte: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/10/06/colheita-de-graos-alcanca-2619-milhoes-de-toneladas-em-2022-diz-ibge.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0