Confira detalhes do novo projeto da estação Rio Grande da Serra

Projeção da nova estação (MRS)
Projeção da nova estação (MRS)

Metrô CPTM – A Linha 10-Turquesa deverá ter algumas de suas estações completamente repaginadas em decorrência das obras de segregação das vias da concessionária de carga MRS. Uma delas será Rio Grande da Serra, parada tombada pelo patrimônio histórico e que ganhará novas instalações. 

O presidente da CPTM Pedro Moro divulgou em suas redes sociais novas imagens sobre o projeto básico da nova estação Rio Grande da Serra. O projeto está sendo elaborado pela MRS Logística e teve previsão de ser entregue em seis meses.

Devido ao fato da estação atual ser tombada pelo patrimônio histórico, as modificações no edifício seriam bastante restritivas. Entra em pauta a criação de um novo prédio que possa atender todas as condições de acessibilidade e conforto.

O novo prédio deverá ser integrado com o terminal rodoviário municipal e também será dotado de um bicicletário. A previsão é de que a estação seja construída antes da passagem de nível existente na região. Além disso é possivel notar a presença de cinco vias na região da estação, incluindo a via segregada de carga e possíveis linhas para estacionamento de trens.

foto

A passagem em nível atualmente é considerada um ponto crítico para o trânsito na cidade. A construção da nova estação não irá eliminá-la, mas diminuirá de forma considerável, haja vista que o tráfego de trens de carga é menor que o de trens de passageiros.

Passagem em nível da estação Rio Grande da Serra (Jean Carlos)
Passagem em nível da estação Rio Grande da Serra (Jean Carlos)

A estação histórica deverá ser desmobilizada operacionalmente, da mesma forma como ocorreu com Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi, que também teve um novo prédio construído dando lugar a estação da São Paulo Railway.

Estação Franco da Rocha antiga (Jean Carlos)
Estação Franco da Rocha antiga (Jean Carlos)

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/confira-detalhes-do-novo-projeto-da-estacao-rio-grande-da-serra/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*