Aplicação de inovações ferroviárias para um mundo sustentável

Por Antonio Merheb, presidente da International Heavy Haul Association (IHHA) e consultor na MRS Logística

Alcançar o desenvolvimento sustentável é um dos principais desafios globais. O transporte, tanto de pessoas quanto de mercadorias, tem grandes impactos ambientais, como emissões de poluentes, ruído e uso do solo. Desta forma, a ferrovia tem um papel central a desempenhar na descarbonização do transporte.

Como transporte de alto volume, mais limpo e ecológico, o transporte ferroviário tem um papel essencial na criação de estilos de vida e economias sustentáveis. Embora represente uma parcela significativa da atividade global de transporte de passageiros e mercadorias, o transporte ferroviário representa globalmente menos de 5% das emissões de gases de efeito estufa do setor de transporte. Segundo a Agência Europeia do Meio Ambiente, as emissões globais de gases do efeito estufa provenientes do transporte continuam a aumentar, representando cerca de 20% de todas as emissões em 2018. O transporte ferroviário está contrariando essa tendência e têm sido o único modo a realmente reduzir suas emissões, uma queda de 2% entre 2000 e 2018 (União Internacional de Ferrovias, 2021). Em termos de energia, as ferrovias como transporte são extremamente eficientes: o transporte ferroviário requer de 5 a 10 vezes menos energia necessária quando se compara ao automóvel ou avião.

Até 2050, espera-se que a demanda de transporte duplique no mesmo tempo que temos que descarbonizar. É claro que os desafios de hoje só podem ser enfrentados com o transporte ferroviário como a espinha dorsal de um sistema de mobilidade sustentável e perfeitamente conectado. O transporte ferroviário é o pilar central para a ação climática transformadora no transporte. É a maneira mais rápida e econômica de descarbonizar a mobilidade diária de pessoas e as cadeias logísticas. Se utilizar de todos os benefícios do transporte ferroviário para a descarbonização será fundamental para reduzir significativamente as emissões do setor de transporte, e estar em linha com o Acordo de Paris.

A mudança climática não é a única questão de sustentabilidade global que o transporte ferroviário pode ajudar a resolver. O setor ferroviário, de fato, desempenha um importante papel em relação ao ecossistema e à biodiversidade, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais. Além de melhorar a vida de milhões de pessoas todos os dias, o transporte ferroviário tem um papel vital a desempenhar no apoio à recuperação e crescimento econômico sustentável, ao mesmo tempo em que ajuda o governo a atingir metas ambiciosas de carbono zero. Para ajudar as ferrovias a contribuir para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, as empresas, instituições e a comunidade ferroviária precisam trabalhar em questões-chave como: aplicação de novas tecnologias com maior automação a fornecer dados úteis para maior eficiência, desenvolver modelos de manutenção que propiciem o uso sustentável de recursos, modernização da frota existente, atualizando tecnologias, limitando tempos ociosos e movimentando a mesma quantidade de carga usando menos trens, adoção de métodos de monitoramento e controle de ruído, vibração, partículas em suspensão no ar e uso sustentável do solo.

Como papel social, deve-se continuar na adoção de mais metas coorporativas voltadas ao clima, participação em iniciativas de sustentabilidade, além de dar continuidade nos esforços para recuperação de áreas degradadas e conservação de florestas.

Com esta proposta, a International Heavy Haul Association e seus membros debaterão como as ferrovias podem ser parte da solução para muitos dos desafios que o mundo enfrenta. A IHHA se dedica à busca da excelência em operações ferroviárias de transporte desde 1976. Desta forma, em nome do Comitê de Planejamento, gostaríamos de convidá-lo a contribuir e participar da 12ª conferência IHHA, que acontecerá de 27 a 31 de agosto de 2023, no Rio de Janeiro, Brasil. A agenda abrangerá conversas estratégicas sobre o futuro da sustentabilidade ferroviária carga. Será uma oportunidade única de ouvir os líderes em sustentabilidade ferroviária, enquanto se relaciona com aqueles que enfrentam desafios semelhantes em todo o setor ferroviário. O programa abrangerá o pensamento contemporâneo e questões atuais, incluindo eficiência de recursos, tecnologia e inovação sustentável, economia circular, descarbonização do transporte ferroviário e combustíveis alternativos.

Para mais informações acesse o site: www.ihhario2023. com.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*