Jornal da USP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) disponibilizou, de forma gratuita, uma base cartográfica digital georreferenciada atualizada das ferrovias exclusivamente cargueiras ou compartilhadas com trens metropolitanos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Na base encontra-se o traçado cartográfico, em formato shape, das ferrovias e o arquivo de logradouros, rodovias e outros, com traço indicando o eixo ferroviário, e apoio de imagens de satélite.
Além de delimitar a extensão dos trechos em quilômetros, a base de dados distingue as concessionárias que operam cada trecho, quando a via tem compartilhamento de transporte de cargas e de pessoas, o ano em que a ferrovia entrou em operação e o município em que se situa o trecho ferroviário. O material foi pesquisado e desenvolvido pela Equipe de Transferência do CEM e pode ser acessado neste link.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Para consultar a base de dados Ferrovias Cargueiras, basta ir na página “Download de Dados” no menu Transferência e Dados da homepage do site do CEM, e selecionar, no menu à esquerda, “Tipos” e “Temas”, e os itens “Cartográfico” e “Transporte e Mobilidade”, respectivamente. Clicando em exibir mais, aparece o arquivo em formato ZIP contendo o arquivo cartográfico e o dicionário de dados.
O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com sedes na USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
Seja o primeiro a comentar