IP News – A MRS Logística conta com trens com operação sem tripulação, que operam em Zona de Autossalvamento (ZAS), onde não é permitida a presença ou fluxo de pessoas, transportando minérios. Para garantir uma operação segura mesmo sem o maquinista, a companhia apostou em uma arquitetura de hardware de automação para complexos ferroviários fornecida pela Siemens e implementada pela Newon.
Essa solução de automação foi adaptada pela Newon em parceria com a Siemens justamente para atender os requisitos de segurança da MRS Logística, que necessitava retirar o maquinista durante o percurso em áreas de risco.
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O maquinista desce da locomotiva no início do trecho onde ele não pode circular e encontra uma estação onde ele acompanha o funcionamento autônomo do sistema remotamente. Caso necessário, existe ainda a possibilidade de intervenção à distância. A parceria inicial equipou oito conjuntos de locomotivas.
A plataforma é integrada a sistemas de monitoramento abertos via protocolos industriais por meio de radiofrequência a 400 Mhz e rede celular 4G LTE, utilizando tecnologias de internet das coisas industriais (IIoT). Segundo os fornecedores, isso garante total autonomia. O monitoramento da operação é feito por meio de um tablet industrial in loco e integrado ao centro de controle do operador logístico.
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