TUEs 2022

Sem mudanças
Frota total de TUEs e carros no Brasil não sofre alterações na comparação com o ano passado

Nenhum novo trem chegou à frota brasileira de TUEs (Trens Unidade Elétrica) entre outubro de 2021 e outubro de 2022. O levantamento anual feito pela Revista Ferroviária mostrou que os números totais de trens e carros são os mesmos entre um ano e outro nos sistemas metroferroviários do país: 911 e 4.964, respectivamente.

Em contrapartida, a quantidade de composições inativas aumentou no período, passando de 58 para 104 trens em 2022. Outra alteração diz respeito às frotas da CPTM e da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos de São Paulo. Com a transferência da operação das linhas para a concessionária, em janeiro deste ano, a CPTM registrou menos 89 composições das séries 5400, 7000, 7500 e 8500 em sua tabela. Deste total de trens, que agora fazem parte da frota da ViaMobilidade, três encontram-se inativos.

Ainda em relação à frota inativa, a mudança mais significativa aconteceu na SuperVia. Atualmente, 63 trens estão parados; no ano passado eram 19. De acordo com a operadora fluminense, as composições mais antigas (séries 500 e 700) estão fora de operação por obsolescência ou falta de demanda. Outros trens mais novos ficaram inativos depois de se acidentarem. Ainda segundo a empresa, até dezembro está previsto o retorno de oito trens (dos acidentados) para a frota ativa.

Novas encomendas

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*