Sem mudanças
Frota total de TUEs e carros no Brasil não sofre alterações na comparação com o ano passado
Nenhum novo trem chegou à frota brasileira de TUEs (Trens Unidade Elétrica) entre outubro de 2021 e outubro de 2022. O levantamento anual feito pela Revista Ferroviária mostrou que os números totais de trens e carros são os mesmos entre um ano e outro nos sistemas metroferroviários do país: 911 e 4.964, respectivamente.
Em contrapartida, a quantidade de composições inativas aumentou no período, passando de 58 para 104 trens em 2022. Outra alteração diz respeito às frotas da CPTM e da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos de São Paulo. Com a transferência da operação das linhas para a concessionária, em janeiro deste ano, a CPTM registrou menos 89 composições das séries 5400, 7000, 7500 e 8500 em sua tabela. Deste total de trens, que agora fazem parte da frota da ViaMobilidade, três encontram-se inativos.
Ainda em relação à frota inativa, a mudança mais significativa aconteceu na SuperVia. Atualmente, 63 trens estão parados; no ano passado eram 19. De acordo com a operadora fluminense, as composições mais antigas (séries 500 e 700) estão fora de operação por obsolescência ou falta de demanda. Outros trens mais novos ficaram inativos depois de se acidentarem. Ainda segundo a empresa, até dezembro está previsto o retorno de oito trens (dos acidentados) para a frota ativa.
Novas encomendas
Seja o primeiro a comentar