O Globo – A Central do Brasil, principal terminal do serviço de trens da Supervia no Rio, teve o funcionamento suspenso por mais de duas horas no fim da tarde desta quinta-feira, horário de pico de volta para casa do trabalho. Segundo a concessionária, manifestantes revoltados com uma ação de vistoria de trens do Ramal Santa Cruz desceram da plataforma e atearam fogo na linha férrea, impedindo a saída e chegada de composições. A situação só começou a se normalizar pouco depois das 19h30, quando começaram a partir os primeiros trens.
Equipes do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), do 4° BPM (São Cristóvão) e do 5 ° BPM (Praça da Harmonia) foram para o local. O pedreiro Bruno de Jesus, morador de Bangu, estava desde as 17h sentado esperando o trem sair no ramal Santa Cruz.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
— Eu já estava dentro do trem, esperando para sair. Aí, do nada, começa uma gritaria e correria, com a galera se aglomerando. Começaram a falar que um pessoal tinha se revoltado e tacado fogo nos trilhos mais para a frente. Não vi o fogo, mas subiu um cheiro forte de fumaça. — afirmou Bruno, que as 19h23 ainda aguardava a partida do trem. — Estou tentando voltar para casa ainda. O pessoal todo aqui. Todo mundo está cansado do trabalho, querendo ir para casa… São duas horas esperando.
Vídeos gravados por passageiros mostram a estação da Central com fumaça e lotada. Numa postagem no Twitter, uma pessoa reclamava a falta de informações por parte da Supervia para os usuários.
A nota da Supervia sobre o ocorrido:
“A SuperVia acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar no fim da tarde desta quinta-feira (22/12) e segue acompanhando a atuação dos órgãos para solucionar a ocorrência envolvendo atos de vandalismo na estação Central do Brasil que impedem a circulação dos trens. É extremamente importante que as pessoas desocupem imediatamente a linha férrea para que a população que precisa do serviço dos trens possa retornar para casa. A concessionária está restituindo com o valor da passagem os clientes que embarcaram mas não conseguiram viajar.
Por volta das 17h desta quinta-feira (22/12), a SuperVia precisou vistoriar alguns trens do ramal Santa Cruz na estação Central do Brasil, para que os trens expressos pudessem iniciar viagem em condições adequadas. Passageiros desceram da plataforma e atearam fogo na linha férrea, impedindo a saída e chegada de composições. Por isso, temporariamente, trens de todos os ramais circulam entre estações terminais e São Cristóvão, ou seja, não há chegadas e partidas da Central do Brasil. Os clientes estão sendo informados pelos canais de comunicação da empresa.”
Seja o primeiro a comentar