Valor Econômico – O futuro ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou neste domingo, ao chegar à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, que as prioridades de sua gestão serão a reconstrução da malha rodoviária e a ampliação de ferrovias.
“Vamos nos esforçar para a reconstrução da nossa malha rodoviária que, em virtude dos últimos anos com baixíssimo investimento, está muito deteriorada”, disse.
“[Vamos] Avançar em ferrovias, que é uma vontade do povo e do presidente, e recuperar a nossa malha rodoviária para ampliar a nossa competitividade internacional e ajudar na recuperação econômica”, complementou.
Segundo ele, as medidas serão tomadas “já ao assumir” e Filho pretende lançar um plano de ações para os primeiros 100 dias.
O ministro ressaltou ainda que vários Estados receberão investimento e que vai trabalhar para liberar a o projeto da Ferrogrão, que está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
É fundamental um bom planejamento adequado a realidade de execução financeira. Porém, antecede a qualquer ação um Plano Rodoviário Emergencial, seguindo os levantamentos e estudos da CNT e da CNI, onde consta que temos 12 mil Km de rodovias federais, não concessionadas, em estado precário, necessitando em média de 500 mil reais por km para conserva, restaura e manutenção. Investimentos imprescindíveis para que os fretes rodoviários fiquem num patamar razoável e não contribuam com a alta inflacionária ou com o aumento de preço dos produtos de necessidade básica. Enquanto se realiza tal investimento, em 2023, dará tempo de se planejar o futuro.