Valor Econômico – Servidor de carreira do Senado, Leonardo Cezar Ribeiro, analista legislativo, foi nomeado nesta sexta-feira (10) para assumir a Secretaria de Transportes Ferroviários do Ministério dos Transportes. A nomeação foi publicada no “Diário Oficial da União”.
Ribeiro vai liderar as ações do governo para aumentar a participação do modal ferroviário na matriz nacional de transportes, conforme sinalização dada pelo ministro Renan Filho (MDB).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Secretaria de Transportes Ferroviários foi criada neste governo. Antes, a área do ministério que tratava de ferrovias era um departamento, dentro da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres.
De acordo com o Ministério dos Transportes, o novo secretário foi pesquisador visitante da Victoria University, em Melbourne (Austrália). Formado em economia pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre em economia, com pós-graduação em orçamento público pelo Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU).
Ainda de acordo com a pasta, Ribeiro tem “ampla experiência” em finanças públicas e atuou na coordenação de avaliação macrofiscal e de estudos fiscais na Secretaria de Orçamento Federal. No Senado, ele participou da formulação do novo marco legal ferroviário, que permite o investimento em novos trechos por meio de contratos de autorização.
Em nota divulgada pelo ministério, Ribeiro destacou a importância do modelo de autorizações e defendeu ser preciso avançar no campo infralegal, com regulamentações e aperfeiçoamentos necessários para tirar os investimentos do papel. “Avançar com segurança jurídica, previsibilidade e transparência, fazendo com que tenhamos uma governança alinhada às boas práticas”, disse.
Seja o primeiro a comentar