Metrô CPTM – A ViaMobilidade receberá oficialmente seu primeiro novo na próxima terça-feira, 28 de fevereiro. Parte de uma encomenda de 36 composições, o modelo da Série 8900 será apresentado no Pátio Bolívia, localizado na região do Jaguaré.
O trem, do modelo Metropolis, foi fabricado pela Alstom em sua unidade de Taubaté meses após a ViaMobilidade vencer a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, então operadas pela CPTM.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Embora a composição passe a estar à disposição da concessionária a partir de março, será preciso realizar testes antes da entrada em operação comercial. Segundo a ViaMobilidade, a expectativa é que os primeiros Série 8900 comecem a prestar serviço ainda no primeiro semestre deste ano.
Trata-se de um processo acelerado de aprovação das novas unidades se comparado ao tempo em que a CPTM leva para comissionar uma composição. A Série 8500, fabricada pela CAF, permaneceu um ano em testes antes de entrar em operação.
A encomenda dos 36 trens é parte do pacote inicial de investimentos de R$ 3,8 bilhões previsto no contrato. À medida que essas composições entrarem em operação, a ViaMobilidade passará a devolver os trens emprestados da CPTM, a começar pelos modelos mais novos.
Diante das dificuldades que enfrentou no início da concessão, a chegada dos novos trens é aguardada como o ponto de inflexão para a ViaMobilidade mostrar a que veio.
Seja o primeiro a comentar