Rádio Itatiaia – O governador Romeu Zema (Novo) participou nesta segunda-feira (13), ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), da Abertura do 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, no Minascentro, região Central de Belo Horizonte, e afirmou que o projeto de concessão do metrô já está definido com o governo federal.
“Estamos otimistas com os próximos quatro anos, temos atraído um volume recorde de investimentos. Nos primeiros quatro anos foram R$ 270 bilhões, boa parte deles para energia renovável. Isso vai continuar e agora teremos grandes obras, como o Rodoanel, que vai melhorar o trânsito de BH, a concessão já está definida, e temos também já definido com o governo federal, a construção e ampliação do metrô de Belo Horizonte, que há mais de 20 anos não recebe nenhuma extensão. Apesar de sermos uma grande cidade, temos o metrô muito limitado. Essas duas obras vão contribuir para que a mobilidade na região metropolitana seja muito melhor”, afirmou Zema.
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Em greve desde o dia 14 de fevereiro, os metroviários de Belo Horizonte pressionam o governo federal para cancelar o projeto de concessão do metrô. Eles colocaram o adiamento da assinatura da concessão, prevista para este mês, como condição para encerrar a greve.
O adiamento, no entanto, não é considerado pelo governo de Minas, que pretende avançar com o projeto para que ainda este ano as melhorias no metrô de BH comecem a sair do papel.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura informou que os trâmites para a assinatura do contrato de concessão do metrô estão em fase final.
O projeto
O leilão do metrô de BH aconteceu em dezembro de 2022, com vitória do grupo Comporte. A empresa será responsável pelas obras de ampliação da Linha 1, até o bairro Novo Eldorado, em Contagem, e pela modernização das 19 estações existentes.
A empresa será responsável ainda pela construção da Linha 2, que conectará a Linha 1 até o Barreiro, numa extensão de 10 km, com 7 novas estações. O projeto prevê ainda a compra de 24 novos trens.
O investimento projetado para projeto é de R$ 3,7 bilhões, ao longo de 30 anos do contrato de concessão. Serão destinados R$ 3,2 bilhões de aportes públicos para o metrô de Belo Horizonte, dos quais R$ 2,8 bilhões oriundos do governo federal e cerca de R$ 440 milhões do Governo de Minas, provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. A implantação do metrô gerará mais de 28 mil empregos diretos e indiretos.
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