G1 – O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registrou novo recorde de movimentação no mês de março. O resultado preliminar de apuração atingiu a marca inédita de 15,3 milhões de toneladas, sendo o melhor desempenho mensal da história do cais santista. O volume superou a marca de março de 2021, quando o porto movimentou 15,2 milhões de toneladas.
De acordo com a Santos Port Authority (SPA), empresa que administra o Porto, o crescimento ocorreu principalmente nos embarques, que atingiram 11,7 milhões de toneladas, onde o desempenho superou em aproximadamente 3% o volume do mesmo mês anterior.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Outro destaque positivo foi na movimentação dos granéis sólidos, que garantiram recorde histórico com 8,9 milhões de toneladas [dado ainda é prévia], um crescimento de cerca de meio milhão em relação à melhor marca anterior, registrada em março de 2022.
Ainda segundo a SPA, o avanço na colheita da soja foi determinante para o crescimento dos embarques pelo Porto de Santos. O produto movimentou, até o momento, 6,3 milhões de toneladas, aproximadamente 21% acima de março de 2022.
Navios
A SPA informou, ainda, que o número de navios atracados no Porto de Santos aumentou no mês de março. Foram 484 no total, uma alta de 8% se comparado ao mesmo período em 2022.
O órgão explicou que a marca histórica reflete o planejamento empreendido pela Companhia nos últimos anos, que abrange de forma coordenada os avanços necessários para desenvolvimento sustentável do Porto.
A SPA esclarece que, por se tratar de dados preliminares, os números finais das estatísticas ainda podem ampliar o novo recorde histórico estabelecido.
Santos Port Authority
A SPA é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras.
O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 55 terminais, sendo 41 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).
Seja o primeiro a comentar