Trem Intercidades SP-Campinas terá velocidade máxima de 140 km/h

Metrô CPTM – O edital de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte foi publicado nesta sexta-feira, 31. Trata-se de um pacote de mobilidade sobre trilhos que reúne a Linha 7-Rubi, o Trem Intermetropolitano e o serviço expresso propriamente dito, que ligará São Paulo e Campinas em cerca de 1 hora.

Entre as primeiras informações checadas por este site estão as características técnicas dos trens que serão usados pela futura concessionária. Ela contará com a atual frota de 30 trens da Série 9500, fabricadas pela Rotem, e que passarão por algumas atualizações.

A empresa que vencer o leilão também deverá adquirir mais sete composições semelhantes à Série 9500 e que complementarão a oferta de trens para atender não apenas a Linha 7-Rubi (Barra Funda-Francisco Morato) como o Trem Intermetropolitano, um serviço parador entre Francisco Morato e Campinas.

Por fim, haverá a encomenda de 15 trens regionais movidos a eletricidade e alimentados por catenárias. Serão os primeiros modelos desse tipo a operar em viagens regionais no país e por isso havia uma grande expectativa sobre seu desempenho e aspectos principais.

A informação mais relevante é que os trens do serviço expresso terão uma velocidade máxima de 140 km/h, portanto, abaixo de trens de média (200 km/h) e alta velocidades (300 km/h ou mais).

Como a velocidade média esperada no percurso é de 120 km/h, possivelmente o governo optou por exigir um desempenho pouco acima do que atendem os trens metropolitanos.

Confira a seguir outros detalhes sobre os trens que estão no edital:

  • Características compatíveis – o governo pretende que todos os trens possam circular não apenas nas vias da concessão mas também nas linhas da CPTM e ViaMobilidade (Linhas 8 e 9). Para isso, a bitola padrão é de 1.600 mm, a alimentação, de 3,0 kVcc, e as dimensões e capacidade de tração e frenagem.
  • O sistema de sinalização, naturalmente, será único por conta do compartilhamento pelos três serviços.
  • Single ou double decker – ao contrário do que se previa, o governo preferiu deixar a escolha do tipo de trem expresso para a concessionária. Ela poderá optar por trens de um andar com 12 carros e até 300 metros de comprimento, ou de dois andares, com 150 metros;
  • Capacidade dos trens: no caso do trem “single decker”, ele deverá comportar até 1.100 passageiros, divididos em dois TUEs de seis carros. Os trens “double decker”, por sua vez, poderão acomodar menos passageiros – com 860 assentos.
  • Open gangway – todos os trens terão passagem livre entre os carros.
  • Disposição dos bancos – será possível configurar os assentos com arranjos 2+2 ou 3+2. Todos eles deverão ter apoios rebatíveis para os braços.
  • Mesas retráteis – como em serviços regionais mundo afora, as composições terão mesinhas retráteis atrás dos assentos ou, caso de bancos de frente para o outro, uma mesa integral.
  • Tomadas – além de uma tomada de 220V em cada salão, haverá outra tomada de energia de 127V em cada assento além de uma saída USB-A para carregamento de dispositivos móveis. Todas elas com proteção para crianças.
  • Porta-bagagens – os porta-bagagens serão instalados sobre os assentos e, no caso dos trens double decker, embaixo dos bancos desde que não atrapalhem os demais passageiros.
  • Lavabos – as composições contarão com banheiros, incluindo os acessíveis.
  • Carro-restaurante – não notamos menção a um possível serviço de comida e bebidas a bordo.
  • Ruído – o salão de passageiros não poderá atingir 60 décibeis quando trem estiver parado ou 68 décibeis em velocidades de 120 km/h ou maior.
  • Telas e Wi-fi – também esperado, haverá telas coloridas que apresentarão as informações da viagem, outros serviços e publicidade. A concessionária também deverá providenciar Wi-fi aos passageiros.
  • Estrutura dos trens – o edital prevê que as composições tenham revestimento de alumínio ou aço inoxidável.
  • Desempenho – em nível, os trens deverão dispor de uma aceleração não inferior a 0,7 m/s², entre 0 e 40 km/h, já a aceleração máxima deverá ser de pelo menos 0,25 m/s².

As características do trem expresso, segundo o edital:

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/trem-intercidades-sp-campinas-tera-velocidade-maxima-de-140-km-h/

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