Melhores operadoras e melhor cliente apontam boas práticas

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Mantendo a tradição ao longo de mais de 30 anos de história, o 31º Prêmio Revista Ferroviária reuniu autoridades e personalidades ilustres para celebrar o mercado ferroviário. Ao todo, 29 categorias foram premiadas durante um jantar festivo, que aconteceu em São Paulo, no último dia 27 de abril. O destaque da noite foi a entrega do troféu Ferroviário do Ano ao empresário do agronegócio Blairo Maggi. Outras homenagens também ficaram sob holofotes, entre elas, as que revelaram as melhores operadoras de carga e de passageiros e o melhor cliente da ferrovia.

Rumo, Melhor Operadora de Carga

Na categoria Melhor Operadora de Carga, a vencedora foi a Rumo Logística. Para Altamir Perottoni Junior, diretor comercial para grãos nas Operações Norte e Central da Rumo, a premiação é um reconhecimento à dedicação dos funcionários e aos investimentos da empresa. Atualmente, a Rumo administra cerca de 14 mil quilômetros de trilhos com o propósito de conectar o agronegócio e a indústria aos principais portos do país.

“Foi uma honra receber o prêmio em nome das mais de 9 mil pessoas que fazem a Rumo, que trabalham noite e dia para movimentar o nosso país, de forma eficiente, segura e sustentável. Estimular o crescimento do setor ferroviário faz parte dos objetivos da companhia para desenvolver um modal eficiente e impulsionar o transporte de cargas no Brasil. Participar de um evento como este é uma honra e mostra que estamos no caminho certo para contribuir com o desenvolvimento da logística brasileira”, declara Altamir.

MRS, Melhor Operadora Logística e Melhor Operadora com Investimento em Preservação Ferroviária

A MRS Logística conquistou três prêmios. Na categoria setorial, ela levou o título de Melhor Operadora Logística e Melhor Operadora com Investimento em Preservação Ferroviária. Na categoria especial, Francisco Rosa de Lima, especialista em Controle de Tráfego de Trens, foi escolhido como Ferroviário Padrão de Carga. Segundo o presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, a empresa tem o propósito de criar e operar soluções de logística integrada competitivas, gerando resultados e bem-estar para a sociedade.

“Temos feito isso por meio das novas rotas criadas, das novas soluções desenvolvidas para nossos clientes, no aprimoramento do nosso atendimento de excelência e buscando ter, cada vez mais, o foco do cliente como nosso guia, trabalho que se refletiu no prêmio de Melhor Operadora Logística – afirma Guilherme, que complementa: “Sempre investimos em ações para manter vivas a tradição e a cultura ferroviária.

O presidente estende o reconhecimento para a equipe da MRS. Ele atesta que o time é formado por ferroviários empenhados em transformar a logística nacional, pessoas que buscam soluções inovadoras e atuam de forma eficiente.

“O Chico é um exemplo disso: constrói planos de transporte, forma e desenvolve ferroviários, lidera tecnicamente qualquer restabelecimento de tráfego necessário e ainda avalia e aprova projetos de ampliação de linha e de sinalização. É um profissional muito dedicado e merecedor do prêmio de Ferroviário Padrão de Carga”, ressalta.

VLT Carioca, Melhor Operadora de VLT

O VLT chegou ao Rio com inovações, como o sistema APS (Alimentação Pelo Solo) e a via compartilhada com outros veículos, além do pagamento espontâneo. Segundo o diretor presidente do VLT Carioca, Andre Costa, isso faz com que as equipes se dediquem a criar soluções para otimizar, cada vez mais, as atividades. Ele revela que o prêmio Melhor Operadora de VLT é motivo de orgulho e veio para coroar as boas iniciativas da empresa.

“Esse prêmio foi recebido por mim, mas sou apenas um representante desta equipe que faz o VLT Carioca acontecer. Um reconhecimento como esse ratifica o quanto o trabalho de todas as equipes vale a pena.  Buscamos oferecer o melhor todos os dias, e para isso colocamos em prática nossos valores e o conceito de Mobilidade Humana, que vai muito além de cumprir horários e entregar trens limpos e com o ar condicionado em pleno funcionamento. Buscamos entender as necessidades dos clientes e atendê-los de forma humanizada”, afirma Andre.

Metrô de São Paulo, Melhor Operadora de Sistema Metroviário

A preocupação com o passageiro também norteia a atuação do Metrô de São Paulo, que venceu na categoria Melhor Operadora de Sistema Metroviário. Para Paulo Alfredo Falchi Neto, diretor de Assuntos Corporativos do Metrô de São Paulo, o prêmio simboliza o reconhecimento pelo trabalho realizado pela empresa e o esforço de todo o setor metroviário em promover um transporte ágil e eficiente à população.

“É um imenso orgulho fazer parte desse momento e representar o Metrô nessa celebração. O Metrô trabalha diariamente na busca da excelência, e o foco é colocar o transporte público sobre trilhos em primeiro lugar na preferência da população. Dessa forma, o empenho da Companhia é diário e incansável para conhecer o passageiro, entender suas necessidades e anseios. E, assim, atualizar nossos sistemas, nosso modo de operação e de atendimento para que, cada vez, mais as pessoas sintam segurança na nossa prestação de serviço”, analisa Paulo.

CPTM, Melhor Operadora de Sistema Metropolitano

Foi com sentimento de dever cumprido que Pedro Moro, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), recebeu o troféu de Melhor Operadora de Sistema Metropolitano. Entre os principais destaques da companhia, ele ressalta a mudança de cultura com foco da gestão na jornada do passageiro, para promover bem estar e conforto durante toda a viagem. O reflexo disso, segundo ele, são ações que culminam em melhor desempenho, efetividade na aplicação de recursos, investimento e custeio da companhia.

“Todo esse trabalho, com mudança na forma de atuação em busca da satisfação do nosso passageiro, vem culminando nos melhores indicadores operacionais e gerenciais que nós tivemos na companhia em suas últimas décadas – aponta Pedro, enaltecendo também o prêmio e a dedicação coletiva: – É uma sensação de reconhecimento ao trabalho realizado pela minha gestão aqui na CPTM, à CPTM como um todo, ao pessoal que dá duro todo dia e faz uma operação de excelência”.

Suzano, Melhor Cliente

Já na categoria Melhor Cliente, a vencedora foi a empresa de celulose Suzano. Além do volume representativo no modal, abrangência nacional e da proximidade genuína com seus players, Thiago Pereira, gerente Executivo de Logística da Suzano, destaca o relacionamento da empresa junto aos fornecedores. Para ele, a abertura ao diálogo traz os parceiros para um cenário de integração e crescimento contínuo em conjunto. O troféu reflete o retorno positivo do mercado:

“O prêmio nos coloca em uma posição de referência, desta vez sob a ótica dos nossos fornecedores que votaram e nos reconheceram. Ele representa para nós, bem como para o setor, uma oportunidade de grande valorização do modal ferroviário que está em destaque no cenário político e empresarial. As empresas representadas são referências em suas áreas de atuação, relevantes na conjuntura econômica nacional e que veem no prêmio uma vitrine dos seus negócios e serviços”, aponta Thiago.

2 Comentários

  1. È muito gratificante o reconhecimento pelo o profissionalismo alcançado.
    Parabéns aos envolvidos pelo sucesso!

  2. Parabéns Revista Ferroviária por mais um Premio RF realizado! É o momento máximo do setor metroferroviário do Brasil, onde cada vez mais se torna reconhecida, que sim, temos ótimas ferrovias de cargas, que sim temos ótimos metrôs trem metropolitanos e VLTs! Se torna também muito reconhecida nossa industria ferroviária que fabricam ótimas locomotivas, ótimos vagões, ótimos carros de passageiros, que temos sim ótimos fabricantes de materiais de via permanente, que vão desde a fabricação de dormentes até fabricantes de sistemas de sinalização! O Prêmio Revista Ferroviária é muito mais que uma premiação, é a celebração total das ferrovias de nosso Brasil!!!!

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