Vagões de terceiros
Frota de clientes aumentou entre 2022 e este ano na Ferrovia Norte-Sul, MRS e Rumo
O estudo de mercado Todos os Vagões, realizado anualmente pela Revista Ferroviária, mostra que a frota de clientes aumentou no país, passando de 14.771 unidades em março de 2022 para 15.433 em março deste ano – diferença de 662 vagões. Rumo, MRS e Ferrovia Norte-Sul registraram volume maior de vagões de terceiros no período. Entre essas operadoras, apenas MRS e Ferrovia Norte-Sul também apresentaram crescimento do número de unidades próprias. Esses resultados, no entanto, não foram suficientes para evitar a queda da frota total de vagões no Brasil: de 124.942 em 2022, passou para 123.762 este ano – diminuição de 1.180 unidades. A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) foi a que mais desmobilizou ativos tanto na frota própria quanto na de clientes – no total, são 1.584 vagões a menos em circulação na concessionária.
Na Rumo, houve aumento de vagões fechado, hopper e tanque na frota de clientes. Na própria, a operadora mudou a classificação de vagões hopper, que passaram a ser considerados fechado este ano, o que ocasionou diferenças de unidades entre 2022 e 2023 nesses modelos.
Seja o primeiro a comentar