Vagões 2023

Vagões de terceiros
Frota de clientes aumentou entre 2022 e este ano na Ferrovia Norte-Sul, MRS e Rumo

O estudo de mercado Todos os Vagões, realizado anualmente pela Revista Ferroviária, mostra que a frota de clientes aumentou no país, passando de 14.771 unidades em março de 2022 para 15.433 em março deste ano – diferença de 662 vagões. Rumo, MRS e Ferrovia Norte-Sul registraram volume maior de vagões de terceiros no período. Entre essas operadoras, apenas MRS e Ferrovia Norte-Sul também apresentaram crescimento do número de unidades próprias. Esses resultados, no entanto, não foram suficientes para evitar a queda da frota total de vagões no Brasil: de 124.942 em 2022, passou para 123.762 este ano – diminuição de 1.180 unidades. A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) foi a que mais desmobilizou ativos tanto na frota própria quanto na de clientes – no total, são 1.584 vagões a menos em circulação na concessionária.

Na Rumo, houve aumento de vagões fechado, hopper e tanque na frota de clientes. Na própria, a operadora mudou a classificação de vagões hopper, que passaram a ser considerados fechado este ano, o que ocasionou diferenças de unidades entre 2022 e 2023 nesses modelos.

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*