Diário dos Trilhos – A ViaMobilidade “perderá” duas plataformas na estação Palmeiras-Barra Funda, quando a Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) for concedida para a iniciativa privada. O leilão está previsto para acontecer no final de novembro de 2023.
Segundo o edital de concessão da linha 7 e do Trem Intercidades, quando a nova concessão for concretizada e a linha transferida para a iniciativa privada com seus ativos, entre eles trens e estações, a Barra-Funda passará por uma mudança operacional.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em um destes documentos consta o plano operacional onde a nova operadora deverá receber quatro das dez plataformas existentes em Barra-Funda, as plataformas 3, 4, 5 e 6.
Entretanto, as plataformas 3 e 4 atualmente são utilizadas pela Linha 8-Diamante da ViaMobilidade para embarque de passageiros para Itapevi (P4) e para auxiliar ou reserva (P3).
Com a mudança (foto abaixo), a ViaMobilidade deverá contar somente com as plataformas 1 e 2, como era nos primeiros meses da operação em 2022, o que gerou problemas quanto ao acesso devido um número insuficiente de escadas.
Para eliminar este problema, a concessionária da Linha 8-Diamante deverá realizar uma obra de ampliação das duas plataformas, que devem receber quatro escadas rolantes novas no lugar das atuais e um mezanino com mais três escadas novas.
Conforme noticiado por este site em maio do ano passado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e a ViaMobilidade firmaram um acordo após reunião, visando melhorias no atendimento.
Entre os vários itens deste entendimento, estava o empréstimo das duas plataformas em Barra-Funda por tempo indeterminado.
Seja o primeiro a comentar