BR Investing – A Bamin realiza no dia 3 de julho evento para marcar o início das obras no trecho 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol 1), que será importante para o transporte de minério de ferro e commodities agrícolas, informou a mineradora nesta terça-feira.
O Trecho 1F da Fiol 1 terá 127 quilômetros de extensão, passando pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Com investimento de 1,1 bilhão de reais, as obras do trecho serão executadas pelo Consórcio TCR-10, formado pela empresa brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10.
Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus — onde está localizado o Porto Sul –, a Fiol I terá uma extensão total de 537 quilômetros, passando por 20 municípios, com previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027.
A cerimônia no início de julho para marcar o início das obras reunirá, segundo a mineradora, lideranças nacionais e globais da companhia, como Benedikt Sobotka, CEO Global da Eurasian Resources Group (ERG), empresa do Cazaquistão que controla a Bamin.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia, deverá participar, assim como é esperada participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ferrovia é parte importante do projeto da Bamin no Estado, que deverá se consolidar como o terceiro maior produtor de minério de ferro do Brasil quando o empreendimento estiver mais avançado.
Be the first to comment