CBN Curitiba – Um relatório divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aponta que a cidade de Curitiba registrou o maior índice de acidentes em linhas férreas em todo o país. Ao todo, foram 154 registros de 2018 até 2022, segundo os números apresentados pela agência em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) nesta terça-feira (28).
Os índices foram apresentados na reunião que discute o problema dos acidentes com trens nos perímetros urbanos de cidades. Durante a audiência, os números mostraram ainda que o Paraná é o líder em acidentes de trânsito em casos que envolvem locomotivas. Em segundo lugar, no ranking das cidades, aparecem Paranaguá, com 129, e Ponta Grossa, com 76.
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Segundo a coordenadora de planejamento e fiscalização da ANTT, Rafaela Gomes de Souza Silva, o Programa Nacional de Segurança Ferroviária indica os locais onde há maior necessidade de intervenções para melhorias na segurança, e Curitiba é a líder no indicador, seguida por Paranaguá.
O relatório apresentado pela ANTT aponta os 20 locais mais críticos para acidentes com trens no país, e todos estão no Paraná. Ela explicou, ainda que uma proposição para solucionar os problemas será apresentada ao Minsitério dos Transportes para saber como resolver os pontos críticos.
A superintendente de Trânsito em Curitiba, Rosângela Batistella, falou sobre como o vandalismo tem prejudicado as ações de segurança nas ferrovias. Ela disse que cada passagem em nível custa, em média, R$ 1 milhão para ser instalada, além do custo mensal com controladores, cabeamentos, cancelas, sensores, manutenção e energia elétrica.
Marcelo Fiedler, coordenador de relações instituicionais e governamentais da Rumo Logística, uma das empresas do setor privado que é responsável por boa parte do transporte ferroviário no país, explicou que a produtividade do setor aumentou após a privatização, em 1997, mas que novos problemas foram surgindo.
Em maio, o vice-prefeito de Curitiba e secretário de Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel, se reuniu com representantes da ANTT em Brasília para pedir que o órgão possa atuar pela retirada das linhas férreas que passam pela região central da capital paranaense. A concessionária responsável pelo transporte por trens e a ANTT discutem a renovação antecipada da concessão, mas a prefeitura defende que a construção de um contorno ferroviário seja realizada para que o contrato seja renovado e o índice de acidentes diminua.
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